Realizar a gestão financeira de um negócio é uma das tarefas mais desafiadoras que um gerente ou gestor pode enfrentar. Cometer erros no controle das contas de uma empresa pode impactar bastante o saldo bancário e até mesmo levar um negócio à falência.

É fundamental que gerentes e diretores financeiros tenham conhecimento de cada uma das contas a serem pagas e da origem dos proventos. É importante ter em mente que a correta gestão financeira é essencial para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa.

Para ajudá-lo a manter uma gestão financeira de excelência, separamos neste post os 4 erros mais comuns que devem ser evitados. Confira!

1. Não controlar as finanças

O controle das finanças e do fluxo de caixa de uma empresa é um dos pilares mais importantes para uma gestão de qualidade. E, por incrível que pareça, gerenciar as finanças de um negócio não é uma tarefa muito complexa, sendo necessário apenas que os gerentes controlem todas as movimentações financeiras e acompanhem o saldo em conta.

Para que o controle financeiro de um negócio seja feito, é preciso acompanhar e registrar todas as transações de entrada e saída de caixa, independentemente do seu valor. Somente tendo o total controle sobre as contas é possível garantir o caixa positivo para a empresa.

Por fim, vale lembrar que, quando o fluxo de caixa não é devidamente controlado, a empresa pode ficar no vermelho, fazendo com que ela se endivide e até mesmo venha a fechar as portas.

2. Vender produtos ou serviços pelo preço errado

Um erro comum nos mais diversos tipos de negócio é vender produtos ou serviços por um preço inadequado. Não realizar o levantamento correto de informações por meio de uma pesquisa de mercado pode levar à precificação errada e diminuir a margem de lucro.

Para evitar situações assim, é muito importante possuir os detalhes sobre cada custo necessário para realizar uma venda, o que envolve desde infraestrutura até o gasto de homem-hora (HH). Somente assim é possível garantir os lucros.

3. Não criar um planejamento estratégico

Dentre os erros mais comuns na gestão financeira, podemos citar o não desenvolvimento de um planejamento estratégico. Para que se consiga controlar e gerenciar as contas de uma empresa, é fundamental que sejam definidos a missão e os objetivos.

Essas informações servem para nortear a empresa durante o planejamento. Quando ele não é devidamente feito, o crescimento e desenvolvimento da empresa podem ser prejudicados.

4. Falta de um sistema de gerenciamento

Por último, não poderíamos deixar de citar este erro que pode interferir não somente no controle financeiro da empresa, mas também em toda a sua gestão, que é a falta do uso de um sistema de gerenciamento.

O uso de um software ou programa é fundamental para controlar o fluxo de caixa e monitorar todas as transações financeiras, além de permitir o cadastro e acompanhamento de clientes e de estoque.

Utilizando um sistema de gerenciamento, contas erradas são eliminadas e evita-se que decisões sejam tomadas de forma equivocada.

Agora que você conhece os erros mais comuns que devem ser evitados ao realizar a gestão financeira de um negócio, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das melhores dicas para garantir o sucesso da sua empresa!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.