Você sabe quais são os termos principais do glossário de Big Data? Bem, seja qual for a sua resposta, este artigo foi preparado justamente para apresentá-los. A primeira observação, aqui, é a importância de conhecê-los para que se possa realmente entender a aplicação desse conceito.

A segunda está no seu próprio entendimento. Em resumo, Big Data é a palavra utilizada para descrever o grande volume de dados (estruturados ou não) que um determinado mercado está gerando a cada segundo.

Sua importância para o sucesso de uma organização é indiscutível, visto a enorme relevância das informações para o crescimento do negócio.

Dito isso, apresentaremos a seguir os principais termos do glossário de Big Data. Aproveite!

Algoritmo

Usado para combinar os dados, analisá-los e transformá-los em informação, o algoritmo é o termo que se refere às fórmulas matemáticas ou estatísticas, compostas por sequências lógicas, finitas e bem definidas.

A função dos algoritmos consiste, basicamente, na resolução de determinados tipos de problemas ou na execução de algumas tarefas sempre que as condições das fórmulas estiverem presentes.

Business Intelligence

Business Intelligence (BI) também está entre os principais termos do glossário de Big Data. Quando utilizado, sua função descreve a otimização das tomadas de decisão do negócio, visando melhorar o seu desempenho no mercado.

No entanto, é preciso deixar claro que Business Intelligence é uma terminologia genérica, que engloba uma série de fatores, como:

  • ferramentas corporativas;
  • aplicações organizacionais;
  • sistemas/softwares;
  • infraestrutura tecnológica;
  • práticas para a obtenção e análise de dados.

A diferença entre o BI e o Big Data em si é que o segundo é direcionado no “encontro”, na coleta, no armazenamento, na combinação e na sistematização dos dados, enquanto o primeiro tem como propósito analisar e utilizar as informações encontradas nas tomadas de decisão.

Dados estruturados

Dados estruturados são todos aqueles que respeitam uma lógica no que corresponde ao modo como são organizados e armazenados. Agrupados em colunas, linhas ou em outras formas de padrões, enfim, são diversas as possibilidades de organização e armazenamento.

Esse tipo de dados não é tão abundante nas organizações e, na maioria das vezes, é obtido a partir dos seus sistemas internos e/ou de soluções que estão sob o seu gerenciamento, a exemplo do site ou loja virtual.

Dashboard

Outro termo importante do glossário de Big Data é o dashboard. Resumidamente, trata-se do painel de controle pelo qual os dados são organizados e visualizados, cujo objetivo é eliminar o uso de planilhas e diminuir a solicitação de relatórios.

É por meio dele que as informações são estruturadas, sendo possível organizá-las da maneira que você bem entender.

Antes de concluirmos, vale ressaltar o conceito de Big Data, compreendido como a análise de grandes quantidades de dados para a obtenção de resultados que, em menores volumes, não seriam possíveis de conquistar.

Quanto ao seu glossário de Big Data, há ainda uma série de outros termos a conhecer. Porém, os que aqui foram descritos são de fato os principais.

Se quiser saber mais e deseja melhor entender a aplicação do Big Data e do Business Intelligence, entre em contato com a Know Solutions. Nossa equipe está pronta para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.