Toda empresa de sucesso consegue entender o perfil do cliente que ela atende. Esse é um dos principais fatores que podem ajudar negócios a serem mais competitivos no médio e longo prazo: ao conhecer o público-alvo em detalhes, estratégias de relacionamento se tornam mais robustas e capazes de gerar lucros.

Para te ajudar a entender como levantar os dados sobre ele, preparamos o texto a seguir. Boa leitura!

Faça uma análise dos clientes atuais

A análise dos clientes atuais é o primeiro passo que um negócio pode adotar para otimizar o seu fluxo de trabalho. Isso permite aos times entender como melhorar a relação com quem já conhece a marca e os seus produtos. Além disso, garante que as equipes conseguirão se relacionar bem com quem já está fidelizado com a empresa.

Por isso não deixe de analisar dados de relacionamento e vendas para entender o perfil do cliente da sua empresa. Explore soluções de Big Data e Business Intelligence para dar valor agregado a esses registros e conseguir um melhor posicionamento de mercado. Assim, será mais fácil montar um perfil dos consumidores e as suas demandas.

Entenda o perfil do seu negócio

Entender o perfil do negócio também é um passo importante para quem quer melhorar o posicionamento da marca em relação ao seu público-alvo. Esse processo dá ao gestor uma visão ampla sobre a missão da marca, quem ela quer atingir e os seus diferenciais. Ao mesmo tempo, facilita a identificação dos pontos que fazem mais sucessos no mercado em que a companhia atua.

Essa análise também pode explorar ferramentas de BI e Big Data. Elas permitirão entender que tipo de cliente a marca deve buscar e quais serviços são mais efetivos para esse fim. Desse modo, a otimização dos processos de relacionamento será muito mais ágil e precisa.

Encomende pesquisas

A sua empresa também pode encomendar pesquisas para entender em detalhes o perfil do seu cliente. Esses levantamentos de dados devem ser feitos por profissionais especializados, que entendem as suas demandas e os melhores canais para encontrar os registros dos consumidores. Isso facilitará a montagem de uma persona abrangente e com as informações certas para a empresa ter alto nível de competitividade em seu dia a dia.

Todo gestor de empresas deve trabalhar para ampliar a competitividade da sua marca. Isso pode ser feito com o investimento em novas tecnologias, a otimização dos processos de gestão e o uso de indicadores. Isso auxilia times a terem um fluxo de trabalho de alta qualidade e a evitar riscos tradicionais da área.

Quem aposta em conhecer o perfil do cliente, por outro lado, tem um diferencial que poucos conseguem atingir. Essa escolha dá ao negócio a habilidade de ampliar a sua eficiência e melhorar o seu posicionamento, otimizando todos os contatos do consumidor com a marca. Por isso não deixe de investir nessa abordagem no seu dia a dia!

Gostou dessa dica? Então assine a nossa newsletter e tenha acesso a outras formas de melhorar a competitividade da sua empresa!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.