Você sabe quais são as expectativas em relação ao universo dos dados? Bem, 2018 foi um ano em que a importância geral das informações dentro das organizações cresceu substancialmente.

De muitas maneiras, as principais direções para este ano serão, em grande parte, uma continuação do que aconteceu em 2018. Independentemente de quais sejam, é importante ter em mente que as soluções e aplicações já existentes facilitam as tomadas de decisão, aumentando as suas chances de sucesso no mercado.

Dito isso, apresentaremos, a seguir, as 3 maiores tendências de Big Data 2019. Continue com a leitura e confira!

1. Redes em IoT em rápido crescimento

Embora ainda não sejam muitos utilizados para controlar os nossos eletrodomésticos, em breve os smartphones se tornarão uma espécie de controle universal. É a Internet das Coisas (IoT) que está por trás desse movimento, uma tecnologia em rápido crescimento.

Com dispositivos inteligentes, a exemplo da Microsoft Cortana e do Google Assistant, diversas empresas já estão desenvolvendo produtos que possam se conectar à rede e serem operados pela internet.

A observação, diante disso, é que à medida que as organizações passarem a fornecer melhores aplicações de IoT, serão criadas novas formas de coletar, gerenciar e analisar as informações.

2. A ascensão da análise preditiva

A ascensão da análise preditiva também está entre as tendências de Big Data 2019. As soluções já presentes são extremamente capazes não apenas de analisar, mas também de processar os dados e entender as razões pelas quais determinados eventos ocorrem.

No entanto, com as análises preditivas por meio do Big Data, seu negócio será capaz de prever o que pode acontecer no futuro: não há a menor sombra de dúvidas que essa possibilidade fará toda a diferença no que diz respeito ao entendimento do comportamento do consumidor.

3. Chatbots mais inteligentes

Empurrados pela Inteligência Artificial e implementados para lidar com as consultas e os atendimentos ao cliente, esses são os chatbots, também conhecidos como “assistentes virtuais”.

Em resumo, trata-se de uma tecnologia de conversação que fornece interações personalizadas sem a necessidade de envolver o trabalho humano. Por ter muito a ver com a entrega de uma boa experiência aos clientes, os chatbots precisam processar grandes volumes de informações.

E é justamente nesse quesito que o Big Data entra em cena, pois esses assistentes deverão ser programados para coletar e analisar os dados obtidos durante as conversas. Por isso, os chatbots mais inteligentes estão entre as tendências de Big Data 2019.

Por fim, não poderíamos deixar de falar que são diversos os insights que se pode obter a partir das soluções de Big Data. A compreensão do mercado, as necessidades do público, que estratégias são mais eficientes para a sua atração e o que ele espera da sua marca, enfim, é possível descobrir de tudo utilizando esse recurso.

Se gostou deste artigo e quiser saber de que formas aplicar as tendências de Big Data 2019 na sua empresa, entre em contato com a Know Solutions. Estamos prontos para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.