A manutenção preditiva tem por objetivo identificar falhas nos equipamentos da indústria e fazer a devida correção deles. Ela faz também com que o chão de fábrica não tenha interrupções repentinas e demoradas, contribuindo, entre outras coisas, para o aumento de produtividade e a otimização de processos internos.
A manutenção preditiva é composta não só por softwares dotados de Inteligência Artificial e Machine Learning. É preciso também adotar vários equipamentos específicos, que serão os responsáveis pela extração dos dados que darão o status de cada máquina industrial.
Quer se aprofundar no tema e entender como a manutenção preditiva pode trazer ganhos de eficiência e produtividade ao seu negócio? Continue, então, a leitura deste artigo!
Como a manutenção preditiva se diferencia dos outros tipos de manutenções?
Além da preditiva, existem as manutenções preventiva e corretiva. A primeira é caracterizada por ser periódica e determinada pelo fabricante das máquinas. Em outras palavras, com base em estudos e análises, cada equipamento precisa passar por revisões, que podem ser relacionadas, por exemplo, com calibrações e trocas de óleo.
Já a manutenção corretiva é feita quando, de fato, uma máquina industrial apresenta defeito e não pode mais ser operada. Vale salientar que essa é uma situação bastante indesejável, uma vez que prejudica o fluxo de atividades do chão de fábrica e impacta negativamente a produtividade. Além disso, os custos da manutenção corretiva podem ser bem maiores se comparados com os outros dois tipos.
Qual é a importância de fazer a manutenção preditiva?
A manutenção preditiva faz com que a empresa não tenha que passar por interrupções prolongadas e repentinas em seu parque industrial. Dessa forma, ela não só reduz custos, como otimiza processos e prolonga a vida útil dos equipamentos.
Tais componentes são essenciais para que a empresa esteja em pé de igualdade ou, até mesmo, a frente dos seus concorrentes, o que influencia também na melhor qualidade do produto final e na satisfação dos clientes.
Como implementar a manutenção preditiva?
Agora que você sabe o quanto a manutenção preditiva é importante, acompanhe a seguir alguns passos que a sua empresa deve seguir para que seja feita a sua implementação.
Planeje
Um bom planejamento requer a inclusão dos setores que serão afetados pela manutenção preditiva. Além disso, é preciso criar e disponibilizar a todos os profissionais uma espécie de arquivo, que deve conter informações sobre as datas das manutenções, bem como o nível de prioridade de cada uma delas.
Defina as metas
Um cuidado importante a ser tomado diz respeito ao estabelecimento de metas de manutenção que sejam viáveis. Mesmo que a empresa tenha englobado um grande número de máquinas industriais em um primeiro momento, isso nem sempre significa que os resultados vão ocorrer de forma proporcional.
Conheça as técnicas
Antes da coleta de dados, é preciso conhecer as técnicas e equipamentos de medição que serão utilizados em cada máquina. Essa etapa é fundamental para que a etapa posterior possa dar os resultados com um elevado grau de precisão. Entre as técnicas adotadas, podemos citar:
- análise de vibração;
- termografia;
- análise de óleo;
- ultrassom.
Colete os dados
Com base nas medições feitas na etapa anterior é que os dados são coletados. É nessa etapa que são utilizados softwares dotados de Inteligência Artificial e Machine Learning. Por meio deles, tudo aquilo que foi coletado passa por processos responsáveis por entregar informações úteis e que darão o status daquele equipamento, bem como os períodos em que as manutenções preditivas devem ser realizadas.
Também com o auxílio de softwares, deve-se monitorar constantemente as máquinas industriais e verificar se as manutenções são realizadas nas datas determinadas. Nesse sentido, a IoT (ou Internet das Coisas) é uma tecnologia que permite o envio de dados em tempo real para os sistemas, o que facilita o monitoramento contínuo e eficiente da manutenção preditiva.
A manutenção preditiva identifica falhas nas máquinas industriais e faz a correção antecipada delas. Com isso, evita que o chão de fábrica tenha interrupções bruscas e prolongadas, além de auxiliar na redução de custos, aumentando a produtividade dos equipamentos e prolongando a vida útil deles.
O que achou deste passo a passo para a implantação da manutenção preditiva? Aproveite a visita no blog e curta a nossa página no Facebook!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]