Quando se busca o desenvolvimento de uma empresa, um dos mecanismos propulsores do sucesso é a informação de qualidade, disponível para análise e tomada de decisões assertivas. E a forma mais prática de se ter acesso à informação de qualidade é por meio da implantação de uma ferramenta de Business Intelligence — BI (inteligência de negócios).
Neste momento, surgem dúvidas de toda ordem e deve-se ter especial cautela na escolha dessa ferramenta de BI, assim como na apuração dos investimentos necessários para sua implantação.
As principais opções de mercado em BI são softwares livres (em geral, sem custos de licença) e softwares proprietários (com valores de licenciamento e utilização), cujos custos de implantação e as funcionalidades variam consideravelmente. Na categoria dos softwares livres, o Pentaho CE se destaca pelo alto nível de maturidade e robustez.
Fizemos este post para ajudar você a entender os principais pontos de análise a considerar no processo de comparação entre softwares livres e proprietários.
Software Livre x Software Proprietário
O mercado de BI oferece ferramentas gratuitas (software livre) e outras pagas (software proprietário). Neste caso, é importante entender que um software livre tem código aberto e não tem custo de aquisição e nem de licenciamento. Investe-se apenas na sua instalação, customização e manutenção.
Já um software proprietário é desenvolvido por uma empresa particular e, em sua grande maioria, tem custo de aquisição, licenciamento, instalação, customização e manutenção. Lembre-se de considerar estas diferenças de custo no seu orçamento.
O Pentaho, em particular, possui os dois modelos, tanto um versão livre, chamada de Community Edition, quanto uma versão proprietária chamada Enterprise Edition. Com isso, o Pentaho nos oferece um ponto muito importante: Liberdade de escolha. Inclusive, é possível de forma muito fácil migrar de uma versão para outra sem grandes impactos.
Grau de Personalização
Quanto maior o grau de personalização de uma ferramenta de BI, mais ágil será o processo de criação de relatórios, gráficos e painéis de indicadores (dashboards), de acordo com as particularidades da sua empresa.
Por se tratar de uma ferramenta nos moldes de Software Livre, o Pentaho permite 100% de personalização. Podemos até mesmo modificar seu código fonte para atender necessidades específicas de um negócio.
Grau de Conectividade
Quanto mais diversificados forem os bancos de dados existentes em sua empresa, maior deve ser o cuidado em selecionar um software de BI que permita conectividade e integração total para leitura e processamento dos dados.
Nesse quesito o Pentaho se destaca, possuindo integração com todos os Bancos de Dados utilizados no mercado, planilhas Excel, arquivos texto além de muitas outras. Possui também larga integração e suporte nativo com plataformas de Big Data (Hadoop, etc..).
Arquitetura multiplataforma
Quando o BI escolhido é multiplataforma (funciona em vários sistemas operacionais diferentes), ele poupa a sua empresa de ter que adquirir maquinário específico para seu funcionamento, o que gera redução de custo.
Também vemos aqui a ferramenta Pentaho instalada em diferentes sistemas operacionais (Linux, Windows e MacOS). Por se tratar de uma ferramenta web, o usuário também não precisa instalar nada em sua máquina, todos os gráficos e consultas executam pelo seu navegador Web, como Internet Explore, Firefox ou Google Chrome.
Usabilidade da ferramenta de BI
Quanto mais fácil e intuitivo for o processo de utilização do BI, mais rápida será a disseminação da cultura analítica entre os seus colaboradores, assim como, o aprendizado será agradável.
Devido ao seu conceito livre e customizável, o Pentaho pode ser tão simples de usar quanto for necessário. Esse conceito de facilidade é relativo e depende totalmente do negócio e cultura dos colaboradores de uma empresa. Com isso, é perfeitamente possível que o Pentaho seja ajustado para uma empresa e cultura tornando assim de fácil utilização e aceitação.
Suporte técnico
Além de ter experiência técnica na sua solução de BI, é imprescindível que o fornecedor tenha ampla experiência no nicho de negócio da sua empresa. Isso encurta o tempo de implantação e garante a extração de dados qualificados, que vão gerar valor para a sua organização.
Existem alguns fornecedores de serviço de Pentaho no mercado, nós, da Know Solutions, escolhemos essa ferramenta e trabalhamos com ela desde 2009 para ajudar nossos clientes a conhecer melhor sua própria organização.
Sendo assim, escolher a ferramenta de BI Pentaho é uma excelente opção pela relação custo x benefício altamente favorável que apresenta.
Diga a sua opinião ou esclareça dúvidas deixando o seu comentário no espaço abaixo.
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.