Quando se busca o desenvolvimento de uma empresa, um dos mecanismos propulsores do sucesso é a informação de qualidade, disponível para análise e tomada de decisões assertivas. E a forma mais prática de se ter acesso à informação de qualidade é por meio da implantação de uma ferramenta de Business Intelligence — BI (inteligência de negócios).

Neste momento, surgem dúvidas de toda ordem e deve-se ter especial cautela na escolha dessa ferramenta de BI, assim como na apuração dos investimentos necessários para sua implantação.

As principais opções de mercado em BI são softwares livres (em geral, sem custos de licença) e softwares proprietários (com valores de licenciamento e utilização), cujos custos de implantação e as funcionalidades variam consideravelmente. Na categoria dos softwares livres, o Pentaho CE se destaca pelo alto nível de maturidade e robustez.

Fizemos este post para ajudar você a entender os principais pontos de análise a considerar no processo de comparação entre softwares livres e proprietários.

Software Livre x Software Proprietário

O mercado de BI oferece ferramentas gratuitas (software livre) e outras pagas (software proprietário). Neste caso, é importante entender que um software livre tem código aberto e não tem custo de aquisição e nem de licenciamento. Investe-se apenas na sua instalação, customização e manutenção.

Já um software proprietário é desenvolvido por uma empresa particular e, em sua grande maioria, tem custo de aquisição, licenciamento, instalação, customização e manutenção. Lembre-se de considerar estas diferenças de custo no seu orçamento.

O Pentaho, em particular, possui os dois modelos, tanto um versão livre, chamada de Community Edition, quanto uma versão proprietária chamada Enterprise Edition. Com isso, o Pentaho nos oferece um ponto muito importante: Liberdade de escolha. Inclusive, é possível de forma muito fácil migrar de uma versão para outra sem grandes impactos.

Grau de Personalização

Quanto maior o grau de personalização de uma ferramenta de BI, mais ágil será o processo de criação de relatórios, gráficos e painéis de indicadores (dashboards), de acordo com as particularidades da sua empresa.

Por se tratar de uma ferramenta nos moldes de Software Livre, o Pentaho permite 100% de personalização. Podemos até mesmo modificar seu código fonte para atender necessidades específicas de um negócio.

Grau de Conectividade

Quanto mais diversificados forem os bancos de dados existentes em sua empresa, maior deve ser o cuidado em selecionar um software de BI que permita conectividade e integração total para leitura e processamento dos dados.

Nesse quesito o Pentaho se destaca, possuindo integração com todos os Bancos de Dados utilizados no mercado, planilhas Excel, arquivos texto além de muitas outras. Possui também larga integração e suporte nativo com plataformas de Big Data (Hadoop, etc..).

Arquitetura multiplataforma

Quando o BI escolhido é multiplataforma (funciona em vários sistemas operacionais diferentes), ele poupa a sua empresa de ter que adquirir maquinário específico para seu funcionamento, o que gera redução de custo.

Também vemos aqui a ferramenta Pentaho instalada em diferentes sistemas operacionais (Linux, Windows e MacOS). Por se tratar de uma ferramenta web, o usuário também não precisa instalar nada em sua máquina, todos os gráficos e consultas executam pelo seu navegador Web, como Internet Explore, Firefox ou Google Chrome.

Usabilidade da ferramenta de BI

Quanto mais fácil e intuitivo for o processo de utilização do BI, mais rápida será a disseminação da cultura analítica entre os seus colaboradores, assim como, o aprendizado será agradável.

Devido ao seu conceito livre e customizável, o Pentaho pode ser tão simples de usar quanto for necessário. Esse conceito de facilidade é relativo e depende totalmente do negócio e cultura dos colaboradores de uma empresa. Com isso, é perfeitamente possível que o Pentaho seja ajustado para uma empresa e cultura tornando assim de fácil utilização e aceitação.

Suporte técnico

Além de ter experiência técnica na sua solução de BI, é imprescindível que o fornecedor tenha ampla experiência no nicho de negócio da sua empresa. Isso encurta o tempo de implantação e garante a extração de dados qualificados, que vão gerar valor para a sua organização.

Existem alguns fornecedores de serviço de Pentaho no mercado, nós, da Know Solutions, escolhemos essa ferramenta e trabalhamos com ela desde 2009 para ajudar nossos clientes a conhecer melhor sua própria organização.

Sendo assim, escolher a ferramenta de BI Pentaho é uma excelente opção pela relação custo x benefício altamente favorável que apresenta.

Diga a sua opinião ou esclareça dúvidas deixando o seu comentário no espaço abaixo.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.