A tomada de decisões e elaboração das estratégias de uma organização é um dos principais desafios para quem trabalha com gestão empresarial.

Hoje, é preciso ter muita informação em mãos para que as decisões sejam acertadas. E é nessa história que entram os softwares de gestão, que cada vez ganham mais espaço no meio corporativo.

Entre os mais usados no mercado está o Pentaho, um software de código aberto que permite o monitoramento e análise de dados para atender as necessidades do usuário, com versatilidade e segurança.

Já usada por grandes organizações no mundo todo, a solução pode ser o que falta para otimizar a gestão de sua empresa.

Pensando nisso, reunimos as principais informações sobre o Pentaho em um guia completo sobre o software. Confira!

O que é o Pentaho e quais suas vantagens

O Pentaho é uma suite de ferramentas usada na área de Business Intelligence (BI) para oferecer soluções em integração de dados, relatórios, análises online e mineração de dados.

Sua principal vantagem é a integração fácil a diferentes infraestruturas de TI, já que ele tem código aberto e pode ser customizado de acordo com as necessidades do usuário. Ou seja, de acordo com o tipo de negócio e cultura da empresa é possível alterar a plataforma para que seu uso seja simplificado.

O controle possibilitado pelo Pentaho também aumenta a segurança das informações da empresa, com monitoramento dos acessos ao banco de dados, e-mails, contas, pastas e outras atividades.

E, sem a cobrança pela aquisição ou licenciamento na sua versão Community, o software é hoje uma das soluções mais viáveis do mercado, aliando resultado com baixo investimento.

Funcionalidades do software

O Pentaho possibilita a integração com ferramentas de gestão como CRMs, ERPs, softwares financeiros, planilhas, arquivos texto, entre outras, ajudando na elaboração de estratégias de BI, implementação de processos automatizados etc.

As principais soluções oferecidas pelo software são:

  • Geração de relatórios empresariais: a plataforma reúne e organiza as informações recebidas para gerar relatórios padronizados. Além disso, é possível usar filtros para que os relatórios sejam enviados automaticamente via e-mail.
  • Painéis para controle (Dashboards): apresentam os principais indicadores de desempenho dos setores e da empresa como um todo, ajudando a alcançar as metas estabelecidas.
  • Análise de informações: com o servidor Online Analytic Process (OLAP), o Pentaho faz a análise de dados, que são exibidos em tabelas e gráficos.
  • Mineração de Dados (Data Mining): a solução faz a coleta e organização de grandes volumes de dados e busca por padrões, alterações, erros etc. Os resultados podem ser apresentados em diferentes formatos, como hipóteses, árvores de decisão, sequências temporais, entre outras.
  • ETL (Extract, Transform and Load): ferramenta que permite a extração e organização de informações de forma rápida e com precisão analítica para a tomada de decisões.

Melhoria na gestão da empresa

As ferramentas de levantamento e análise de dados, que também otimizam processos dentro de uma organização, aliadas à facilidade de uso do sistema e a possibilidade de customização de acordo com as necessidades da empresa, se mostram como uma poderosa solução de BI para negócios.

Gostou de conhecer mais sobre essa ferramenta? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.