O cenário econômico brasileiro tem desafiado os gestores a buscarem soluções criativas para seus negócios. Das opções disponíveis no mercado, uma que tem se mostrado bastante eficiente é o software Pentaho.

De acordo com o Serviço Central de Proteção ao Crédito (Boa Vista SCPC), a porcentagem de empresas que decretaram falência em 2016 subiu para 14,7% em relação ao ano anterior.

Esse resultado acende um farol amarelo para as empresas: é preciso melhorar as práticas de gestão para que a empresa possa crescer e superar esse momento difícil no país.

Por esse motivo, o Pentaho é a solução mais indicada. E é isso que vamos lhe mostrar agora. Confira neste post os três principais benefícios que você terá com o Pentaho!

1. Agilidade na identificação de riscos

A primeira coisa que você deve evitar em momentos de instabilidade econômica é a possibilidade de erro. Com o Pentaho, você conseguirá passar um pente fino nos processos, identificando com mais facilidade quais auxiliam e quais estão prejudicando o bom funcionamento da empresa.

Por ser uma ferramenta que congrega todos os dados em uma única plataforma, o Pentaho auxilia você a enxergar o negócio em 360 graus, desde o acesso ao banco de dados aos serviços de e-mail.

Essa análise de dados lhe dará mais segurança na hora de otimizar os processos internos e de reduzir custos desnecessários.

2. Compreensão do diferencial da empresa

Cada negócio é único. No entanto, com a correria do dia a dia, os gestores podem acabar repetindo velhas práticas de administração que resultam na perda gradativa do diferencial da empresa.

Nesse contexto, o Pentaho entra como um impulsionador de tendências. Por meio desse software, você terá acesso a um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), que lhe mostrará de maneira organizada os pontos fortes do negócio, abrindo caminhos para a elaboração de estratégias inteligentes que possam inovar os serviços ou produtos oferecidos por você.

3. Facilidade de adaptação

Alguns diretores temem adotar soluções digitais para a gestão por conta de uma possível demora na adaptação à plataforma. Entretanto, essa não é uma regra para todos os softwares. O Pentaho, por exemplo, facilita e personaliza as informações para que o gestor tenha a melhor base de dados para suas tomadas de decisão.

Ao explorar recursos visuais, tais como os gráficos, o Pentaho oferece ao gestor um ambiente mais amigável e descomplicado para o controle das informações internas.

Além disso, você tem flexibilidade na escolha, podendo optar pela versão funcional e sem custo de licença ou pela versão que traz algumas ferramentas adicionais e suporte técnico.

Dessa maneira, não é você quem terá de se adaptar à solução, mas, sim, o contrário.

Uma gestão realmente eficiente é fruto de uma análise densa, detalhada e ampla do negócio. Para fazê-la da maneira mais intuitiva e ágil possível, você precisa ser muito cuidadoso e assertivo ao escolher a sua solução de Business Intelligence.

Por todas as razões expostas aqui, podemos perceber que o Pentaho é a solução capaz de destacar sua empresa no cenário econômico nacional. E o que é melhor: com a liberdade para gerenciar as informações do negócio com base nas suas necessidades, você terá mais segurança na hora de tomar outras decisões estratégicas no futuro.

Ficou curioso para ver as vantagens do Pentaho na prática? Entre em contato conosco que nossa equipe lhe auxiliará a conquistar resultados incríveis com o Business Intelligence!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.