Um dos maiores gargalos empresariais é a pouca disponibilidade de informação de qualidade. O caminho mais curto para não ter mais este problema é a implantação de uma ferramenta de Business Intelligence – BI (inteligência de negócios). Quando o assunto é BI, a ferramenta que apresenta um excelente nível de qualidade técnica, custo x benefício e performance é o Pentaho CE.
O Pentaho CE é uma ferramenta de BI, que funciona como um SAD (Sistema de Apoio à Decisão). Tem código aberto (open source), o que facilita muito a sua adaptação às particularidades de cada empresa. E o melhor, não há qualquer custo para sua aquisição e licenciamento de usuários. Continue a leitura e descubra as principais funcionalidades do Pentaho.
O Pentaho também é dividido em diferentes módulos e ferramentas para a melhor utilização de cada um dos pontos que envolve um ambiente de Business Intelligence.
Compatibilidade técnica
O Pentaho tem compatibilidade técnica para operar em diversos sistemas operacionais (Windows, Linux, Mac, etc.). Também dispõe do recurso Pentaho Data Integration (antigo Kettle para integração de dados), que torna acessíveis diversos bancos de dados diferentes (MySQL, SQL Server, Oracle, etc.) ou até mesmo outras fontes, como arquivos texto, planilhas Excel, etc…
Utiliza técnicas de ETL, responsáveis pela extração de dados em suas fontes, sua transformação e carga em um Data Warehouse (armazém de dados) e/ou em Data Marts (data warehouse segmentado).
Geração de relatórios (Pentaho Reporting Designer)
Este módulo permite a geração de Relatórios utilizando os dados adquiridos e organizados, com isso é possível visualizar as informações em formatos padronizados e já conhecidos pelos usuários ou clientes.
Dispõe de filtros avançados para relatórios e possibilita o envio de e-mails automáticos com os relatórios processados caso necessário.
Processamento de análises (Pentaho Analysis Mondrian)
Trabalha com um servidor OLAP (Online Analytic Process – Processo Analítico Online) que oferece recursos para execução de análises e consultas multidimensionais, definição e manipulação de cubos, utilizando a Modelagem Dimensional proposta por Ralph Kimball e exibição de resultados em tabelas e gráficos. Com estes recursos, as informações podem ser segmentadas por eixo de análise e, inclusive, serem decompostas, para melhor entendimento.
Imagine uma solução OLAP como uma tabela dinâmica do Excel, porém com muito mais recursos, performance e facilidade de uso, uma vez que as informações já estão tratadas dentro da ferramenta.
Existem diferentes plugins dentro do Pentaho para se utilizar os serviços OLAP, todos utilizam o Mondrian, porém cada um possui sua própria visualização. O mais conhecido e utilizado atualmente é o Saiku.
Dashboards (CTools)
Um dashboard é um painel no qual são exibidos os principais indicadores de desempenho de uma organização ou de um departamento específico. Nele são exibidos alertas quando há desvios no alcance da meta planejada. O Pentaho permite a criação de dashboards versáteis, que facilitam a interpretação de informações e a tomada de decisões acertadas.
Através do CDE (Community Dashboard Editor), uma parte que compõe o CTools, é possível de forma rápida e flexível criar esses Dashboards com diferentes tipos de gráficos e elementos visuais. Além disso, os Dashboards podem utilizar a tecnologia Bootstrap, sendo 100% online e responsivo, se adaptando bem desde telões para monitoramento constante de gráficos até a celulares, caso seja necessário ir até um cliente fazer uma apresentação.
Pentaho Data Mining (Weka)
A ferramenta de data mining (mineração de dados) do Pentaho funciona em um ambiente gráfico. Ela permite coletar e organizar um grande volume de dados para descobrir seus padrões, associações, mudanças e anomalias e, assim, poder fundamentar decisões. Dentre elas, por exemplo: utilizar análises do padrão de comportamento dos clientes para o planejamento de ações de marketing que alavancarão vendas. Seus resultados podem ser exibidos no formato de regras, hipóteses, sequências temporais, árvores de decisão, etc.
O Pentaho é um software livre, reconhecido mundialmente como ferramenta em Business Intelligence e integração de dados. Este tipo de software possibilita coletar dados dispersos em diversas fontes (planilhas, bancos de dados, aplicativos, sistemas, etc.), organizá-los, tratá-los e combiná-los, de acordo com lógicas específicas de cada nicho de negócios, para gerar informações valiosas que apoiarão decisões e direcionamentos estratégicos.
E então, você ainda tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário e aproveite para saber como um sistema de BI pode ajudar a sua empresa na crise!
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.