Um dos maiores gargalos empresariais é a pouca disponibilidade de informação de qualidade. O caminho mais curto para não ter mais este problema é a implantação de uma ferramenta de Business Intelligence – BI (inteligência de negócios). Quando o assunto é BI, a ferramenta que apresenta um excelente nível de qualidade técnica, custo x benefício e performance é o Pentaho CE.

O Pentaho CE é uma ferramenta de BI, que funciona como um SAD (Sistema de Apoio à Decisão). Tem código aberto (open source), o que facilita muito a sua adaptação às particularidades de cada empresa. E o melhor, não há qualquer custo para sua aquisição e licenciamento de usuários. Continue a leitura e descubra as principais funcionalidades do Pentaho.

O Pentaho também é dividido em diferentes módulos e ferramentas para a melhor utilização de cada um dos pontos que envolve um ambiente de Business Intelligence.

Compatibilidade técnica

O Pentaho tem compatibilidade técnica para operar em diversos sistemas operacionais (Windows, Linux, Mac, etc.). Também dispõe do recurso Pentaho Data Integration (antigo Kettle para integração de dados), que torna acessíveis diversos bancos de dados diferentes (MySQL, SQL Server, Oracle, etc.) ou até mesmo outras fontes, como arquivos texto, planilhas Excel, etc…

Utiliza técnicas de ETL, responsáveis pela extração de dados em suas fontes, sua transformação e carga em um Data Warehouse (armazém de dados) e/ou em Data Marts (data warehouse segmentado).

Geração de relatórios (Pentaho Reporting Designer)

Este módulo permite a geração de Relatórios utilizando os dados adquiridos e organizados, com isso é possível visualizar as informações em formatos padronizados e já conhecidos pelos usuários ou clientes.

Dispõe de filtros avançados para relatórios e possibilita o envio de e-mails automáticos com os relatórios processados caso necessário.

pentaho_report_designer

Exemplo de um Relatório

Processamento de análises (Pentaho Analysis Mondrian)

Trabalha com um servidor OLAP (Online Analytic Process – Processo Analítico Online) que oferece recursos para execução de análises e consultas multidimensionais, definição e manipulação de cubos, utilizando a Modelagem Dimensional proposta por Ralph Kimball e exibição de resultados em tabelas e gráficos. Com estes recursos, as informações podem ser segmentadas por eixo de análise e, inclusive, serem decompostas, para melhor entendimento.

Imagine uma solução OLAP como uma tabela dinâmica do Excel, porém com muito mais recursos, performance e facilidade de uso, uma vez que as informações já estão tratadas dentro da ferramenta.

Existem diferentes plugins dentro do Pentaho para se utilizar os serviços OLAP, todos utilizam o Mondrian, porém cada um possui sua própria visualização. O mais conhecido e utilizado atualmente é o Saiku.

pentaho_saiku

Exemplo de uma visão OLAP

Dashboards (CTools)

Um dashboard é um painel no qual são exibidos os principais indicadores de desempenho de uma organização ou de um departamento específico. Nele são exibidos alertas quando há desvios no alcance da meta planejada. O Pentaho permite a criação de dashboards versáteis, que facilitam a interpretação de informações e a tomada de decisões acertadas.

Através do CDE (Community Dashboard Editor), uma parte que compõe o CTools, é possível de forma rápida e flexível criar esses Dashboards com diferentes tipos de gráficos e elementos visuais. Além disso, os Dashboards podem utilizar a tecnologia Bootstrap, sendo 100% online e responsivo, se adaptando bem desde telões para monitoramento constante de gráficos até a celulares, caso seja necessário ir até um cliente fazer uma apresentação.

Exemplo de Dashboard

Exemplo de Dashboard

Pentaho Data Mining (Weka)

A ferramenta de data mining (mineração de dados) do Pentaho funciona em um ambiente gráfico. Ela permite coletar e organizar um grande volume de dados para descobrir seus padrões, associações, mudanças e anomalias e, assim, poder fundamentar decisões. Dentre elas, por exemplo: utilizar análises do padrão de comportamento dos clientes para o planejamento de ações de marketing que alavancarão vendas. Seus resultados podem ser exibidos no formato de regras, hipóteses, sequências temporais, árvores de decisão, etc.

O Pentaho é um software livre, reconhecido mundialmente como ferramenta em Business Intelligence e integração de dados. Este tipo de software possibilita coletar dados dispersos em diversas fontes (planilhas, bancos de dados, aplicativos, sistemas, etc.), organizá-los, tratá-los e combiná-los, de acordo com lógicas específicas de cada nicho de negócios, para gerar informações valiosas que apoiarão decisões e direcionamentos estratégicos.

E então, você ainda tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário e aproveite para saber como um sistema de BI pode ajudar a sua empresa na crise!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.