Estudo realizado pela Consultoria Applied Scientific Methods e divulgado no site ComputerWorld já revelava, em 2102, a preferência por uso de sistema de BI em pequenas empresas. O estudo, encomendado pela Visia Solutions, desenvolvedora de sistemas empresariais, foi aplicado em 73 empresas brasileiras com mais de 250 colaboradores.

Foi revelado que 64% dos participantes dessa amostragem utilizam soluções de Business Intelligence. As funcões mais usadas dessas empresas (84%) são query e reporting. Data Warehouse (74%) e Dashboards (73%) também estão na relação de funções de BI utilizadas.

Conceitos como Datamining/budgeting e planning/forecasting, também constam como utilizadas mas em menor grau, 45% e 58% respectivamente.

Os departamentos de Marketing e Financeiro são os que mais demandam por soluções de Business Intelligence. Logo depois vem os departamentos de Vendas. Produção e Recursos Humanos ainda são os que menos utilizam esse tipo de solução.

Do total de empresas entrevistadas, 41% posicionaram os investimentos em BI entre as três prioridades.

Voltando para 2014, de acordo com o site CanalTech, o Gartner divulgou um estudo, em parceria com a Financial Executives Research Foundation (FERF). Os CFOs que participaram do levantamento identificaram que 15 entre os 19 principais métodos de negócio necessitam de suporte BI, de gestão de performance e de sistema de análise.

A pesquisa mostrou que 59% dos entrevistados afirmam que a área de Análises Empresariais para suporte na tomada de decisões é a área que mais precisa de investimento em tecnologia . Além disso, entre as 20 áreas selecionadas pelos CFOs, doze delas podem ser ampliadas com os investimentos em BI e sistemas analíticos.

O estudo também mostrou que a influência dos diretores financeiros sobre o setor de TI de grandes companhias está aumentando e que a maioria dos CFOs já possui sua própria função em TI. E, demonstrando a importância da instrução dos CFOs em tecnologia para muitas empresas, 39% das empresas de TI respondem diretamente aos CFOs.

 

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.