Estar à frente da concorrência é um dos requisitos para se destacar em sua área, qualquer que seja. Com isso em mente, cada vez mais negócios utilizam Business Intelligence para tomar decisões mais eficazes e alcançar melhores resultados. Um dos melhores exemplos disso hoje é o Predictive Analytics, que oferece diversas oportunidades de otimização para a empresa.

Com o planejamento adequado e ferramentas certas, você terá oportunidades bem melhores para se planejar para o futuro. Algo possível graças ao maior acesso a informações, tecnologia e metodologias eficientes para fazer essas projeções.

Acompanhe e entenda melhor o que Predictive Analytics, seu papel na gestão de empresas e como ela pode ser aplicada para beneficiar seu negócio.

O que é Predictive Analytics?

Predictive Analytics pode ser traduzido como “Análise Preditiva”. Ela consiste no ato de analisar um conjunto de dados históricos e cenários passados para prever cenários futuros. Algo que pode ser aplicado às análises de desempenho de colaboradores, precificação de produtos ou mesmo ao comportamento geral do mercado.

Para alcançar o máximo de eficiência, são utilizados algoritmos avançados para processar todos esses dados e identificar padrões. Com isso, você pode apontar os cenários prováveis nas condições atuais.

Quais são os benefícios de usar Predictive Analytics?

Se aplicadas corretamente, essas ferramentas podem oferecer várias vantagens para seu negócio. Confira aqui os principais exemplos.

Prever mudanças de mercado

Um dos principais objetivos da Predictive Analytics é identificar cenários futuros que podem afetar a empresa. Isso se aplica também às condições mais gerais do mercado, como o comportamento do público, mudanças em suas demandas, na oferta de certos produtos, entre outros pontos. Conseguir prever estes fatores faz uma grande diferença na hora de tomar suas próprias decisões empresariais.

Otimizar recursos

Diversos custos operacionais nas empresas surgem devido a incertezas sobre cenários futuros. Por exemplo, se você não consegue prever a demanda para um produto ou serviço, pode investir mais que o necessário em sua manutenção. Por meio das análises preditivas, você consegue controlar esses custos de forma mais eficiente.

Se preparar para crises

Mesmo com bastante preparo e boas decisões empresariais, nem sempre é possível contar com um mercado favorável. Por esse motivo, a longevidade de várias empresas depende de como ela se prepara para certas dificuldades. Com Predictive Analytics, você pode notar esses cenários com antecedência e se preparar de acordo.

Identificar oportunidades

Seguindo a mesma linha de pensamento, a melhor forma de promover o crescimento do negócio é estar à frente dos concorrentes. Para isso, é essencial conseguir identificar oportunidades de mercado e aproveitá-las com antecedência. Se você demora muito para se preparar, sua janela passa e você perde a maioria da rentabilidade que poderia ganhar nesse momento.

Agora você entende melhor a importância da Predictive Analytics para o melhor desempenho do seu negócio. À medida que seu negócio cresce, mais você tem a ganhar prevendo cenários futuros e desenvolvendo estratégias para aproveitar melhor suas oportunidades.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.