A análise de desempenho dos colaboradores é imprescindível para a construção de um time de sucesso, já que permite reconhecer eventuais falhas e adotar práticas que aperfeiçoem habilidades individuais e coletivas.

No entanto, quando esse processo é realizado de forma manual, é comum que os gerentes administrativos se deparem com dados não estruturados, o que leva a análises imprecisas e inconsistentes, dificultando a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento da equipe.

Nesse sentido, as plataformas de Business Intelligence (BI), como o Pentaho, são importantes aliadas, pois oferecem uma visão clara e estruturada dos dados. Continue lendo e entenda como o BI otimiza essa atividade!

Integra dados de diversas fontes

Uma das grandes vantagens do Pentaho é sua capacidade de integrar dados de diferentes fontes de forma simples e eficiente. Em um ambiente corporativo, as informações relacionadas à performance dos trabalhadores, muitas vezes, ficam espalhadas por vários sistemas: de Recursos Humanos (RH), Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), aplicações de gestão de projetos, entre outros.

A partir dessa plataforma, o gestor pode reunir todos esses dados em um único lugar, tornando a análise muito mais fluida. Se você utiliza um sistema de RH para avaliações de desempenho e um CRM para monitorar interações dos funcionários com os clientes, os seus dados podem ser combinados

Assim, pode-se obter uma visão única e completa sobre cada colaborador, analisando questões como produtividade, engajamento, satisfação dos consumidores e resultados individuais.

Automatiza processos de coleta e transformação de dados

A coleta e organização de dados de forma manual pode ser um processo demorado e sujeito a erros. A solução de BI automatiza toda a jornada de Extração, transformação e Carga (ETL), convertendo os dados no formato ideal.

Portanto, as informações sobre o trabalho dos funcionários são coletadas e estruturadas automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana, o que economiza tempo e aumenta a precisão das informações.

Possibilita análise em tempo real e dashboards interativos

No mundo corporativo, a agilidade nas decisões é fundamental, e o Pentaho ajuda a atender a essa necessidade. Isso porque oferece dashboards interativos em tempo real, assim você pode verificar dados atualizados sempre que desejar.

Além disso, os dashboards permitem que os conteúdos sejam apresentados de modo visual, o que favorece a sua interpretação e, consequentemente, a identificação de pontos positivos ou de melhorias.

Gera relatórios automatizados

A conexão entre diferentes fontes de dados permite que a organização gere relatórios automatizados e personalizados, que podem incluir métricas como desempenho, cumprimento de metas, eficiência, adesão de prazos, qualidade do trabalho e taxa de absenteísmo.

Esses relatórios podem ser gerados em períodos programados e apresentados em formato de gráfico, otimizando a avaliação dos gestores, além de torná-la mais justa.

Ao implementar ferramentas de BI, como o Pentaho, a empresa aumenta a transparência e assertividade nas decisões relacionadas à análise de desempenho dos colaboradores. Com isso, promove uma gestão baseada em dados concretos e confiáveis, condição essencial para reconhecer talentos, direcionar treinamentos específicos e alinhar metas estratégicas, criando uma cultura de alta performance e engajamento.

 Quer aproveitar os benefícios do BI na sua empresa? Entre em contato com a Know Solutions e conheça os nossos serviços!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.