Os chatbots são excelentes ferramentas para aprimorar continuamente o atendimento e relacionamento com o cliente. Empresas que desejam vender pela Internet devem buscar meios de se diferenciar dos concorrentes, reduzindo custos de operação e promovendo uma experiência cada vez mais única e personalizada.

Neste texto vamos trazer algumas das muitas vantagens do chatbot. Muito provavelmente você já se deparou com algum deles na hora de visitar alguma página, tendo ou não percebido do que se tratava. Continue a leitura até o final para descobrir como essa solução pode trazer impactos ao negócio e de que forma sua empresa pode adotar esse serviço!

O que é o chatbot?

Um chatbot é um programa de computador responsável por responder mensagens automaticamente aos usuários. Aqueles com tecnologia mais simples são pré-configurados para resolver demandas de baixa complexidade, como informações de endereço e contato da empresa.

Chatbots avançados podem ser programados comMachine Learning (aprendizado de máquina), obtendo a capacidade de resolver assuntos mais complexos, mediante constantes interações com os usuários. O chatbot, assim como outras soluções alinhadas com a transformação digital, tem trazido grandes impactos aos negócios. A redução e melhoria contínua dos processos internos são ganhos que permitem não só o aumento na base de clientes, mas também viabilizam o crescimento escalável da empresa.

Quais as principais vantagens do chatbot?

Dado que muitas empresas estão disputando a atenção do público na Internet, o atendimento passa a ser um fator crucial na obtenção de diferencial competitivo. Portanto, quanto mais ágil, personalizada e humanizada for a experiência do cliente, maiores as chances de comprar com recorrência e indicar os produtos e serviços da empresa a outras pessoas.

Automação dos processos

Processos automatizados poupam tempo do colaborador e elevam a sua produtividade. Além disso, a incidência de erros operacionais passa a ser menor ou até nula, o que se reflete em um atendimento qualificado e capaz de conduzir de forma efetiva o consumidor durante a suajornada de compra.

Economia de recursos

O uso de chatbots permite à empresa economizar com salários eencargos trabalhistas dos colaboradores do setor de atendimento. Um dos fatores que confirma isso é a disponibilidade integral dessa ferramenta, bem como a possibilidade de atender simultaneamente um número muito grande de consumidores.

Agilidade no atendimento

O atendimento de call center, por exemplo, costuma tomar muito tempo do cliente, impactando negativamente sua experiência. No entanto, quando a empresa expande os seus canais de contato e implementa os chatbots, ganha-se muito não só em agilidade, mas em poder de resolver problemas e dúvidas dos consumidores.

Uma demanda que antes era resolvida em quinze minutos pelo call center pode agora ser solucionada em poucos minutos ou até segundos por um chatbot. Na prática, um atendente humano só é acionado quando o chatbot não consegue resolver por si só aquela solicitação, o que ajuda também a reduzir a sobrecarga da equipe.

Como a empresa pode adotar esse serviço?

Ao contratar o serviço de chatbot, a empresa deve ter um sólido planejamento estratégico, com objetivos e metas claros para o setor de atendimento. Também é importante verificar se a solução realmente entrega o que promete em termos de disponibilidade e realização de múltiplos atendimentos simultâneos.

As vantagens do chatbot, como vimos, permitem à empresa, entre outras coisas, agilizar o atendimento e automatizar processos. Em um mundo cada vez mais conectado, adotar soluções como os chatbots podem trazer diferencial competitivo ao negócio, atraindo receitas, lucros maiores e a possibilidade de expandir as operações da empresa.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.