O desenvolvimento tecnológico com crescimento em ritmo acelerado tem transformado as melhores soluções em TI no “centro das atenções” em qualquer segmento de negócios. Isso porque hoje em dia a competitividade comercial está diretamente ligada aos processos informatizados.

Para ilustrar esta afirmação basta citar que a Alemanha está investindo alto na indústria 4.0, trata-se de um conjunto de fábricas com funcionamento totalmente automatizado, sendo controladas por meio de softwares e equipamentos robóticos sem a necessidade de interferência humana na produção. Isso resulta tanto em uma diminuição de custos quanto em um aumento qualidade de produção.

Neste post vamos conferir algumas soluções vitais na área de TI para otimizar os resultados das empresas.

Otimização da segurança

Garantir a integridade nos processos de fluxos de dados é essencial para o crescimento saudável da empresa, assim é preciso assegurar o funcionamento das operações sem falhas e manter backups regulares dos arquivos corporativos. Terceirizar a gestão de dados é uma boa alternativa para reduzir custos com TI e manter a equipe interna ativa em projetos que visem melhorar a eficiência produtiva da empresa.

Uso de recursos tecnológicos

Atualmente, podemos contar com duas aplicações principais: Big Data e Business Intelligence.

Big Data proporciona a análise apurada de um grande volume de informações. Assim, a partir da filtragem dos dados, essa ferramenta descobre correlações entre diversas informações, o que pode apontar caminhos estratégicos para as empresas.

Já o Business Intelligence coleta e organiza dados específicos sobre processos corporativos, mostrando indicadores de desempenho por meio de relatórios ou dashboards customizados, os quais serão usados pelo gestor para tomadas de decisões inteligentes e assertivas.

Para entender melhor o valor da ferramenta de Business Inteligence, por exemplo, podemos imaginar uma rede de restaurantes que realiza entregas de pedidos via aplicativo mobile. A fim de aumentar o faturamento, a empresa pesquisaria por meio do histórico de compras dos clientes quais são os tipos de acompanhamentos mais consumidos com massas, depois, seria suficiente inseri-los como sugestões nos processos de pedidos desse tipo de prato.

Documentação dos processos

A única forma de atestar a qualidade de um projeto é por meio da documentação. O procedimento de documentar cada etapa do projeto não só permite que diversos profissionais possam entender com clareza o que já foi realizado, mas favorece também uma continuidade coerente.

A busca por soluções específicas pode ser encontrada com mais facilidade quando cada membro da equipe deixa comentários em forma de anotações durante o desenvolvimento do projeto, fornecendo uma interpretação apropriada do que foi praticado ou pelo menos, se pretendeu executar.

Gestão de profissionais

Aproveitar todo o potencial de cada funcionário requer que o gerente de TI conheça bem sua equipe e as habilidades de cada indivíduo.

Assim, não basta dominar a ciência dos dados, é importante delegar funções aproveitando os talentos à disposição, e essa é uma receita para o sucesso. Vale dizer também que é importante montar um cronograma realista que não exija demais dos integrantes da equipe, permitindo que os funcionários possam desenvolver a parte que lhes coube do projeto com total qualidade.

Da mesma forma, é essencial identificar dificuldades no desempenho de alguns profissionais e estar disposto em ajudá-los a superar obstáculos. Nesse sentido, empresa deverá oferecer cursos preparatórios de acordo com as necessidades corporativas.

Portanto, as melhores soluções em TI nem sempre são complexas, na verdade, a otimização de resultados nasce a partir do desejo de simplificar processos tonando-os melhores, o que resulta em um ganho de produtividade desejável para os processos empresariais. Gostou do post? Já implementou alguma dessas soluções em seus processos de trabalho? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.