O desenvolvimento tecnológico com crescimento em ritmo acelerado tem transformado as melhores soluções em TI no “centro das atenções” em qualquer segmento de negócios. Isso porque hoje em dia a competitividade comercial está diretamente ligada aos processos informatizados.
Para ilustrar esta afirmação basta citar que a Alemanha está investindo alto na indústria 4.0, trata-se de um conjunto de fábricas com funcionamento totalmente automatizado, sendo controladas por meio de softwares e equipamentos robóticos sem a necessidade de interferência humana na produção. Isso resulta tanto em uma diminuição de custos quanto em um aumento qualidade de produção.
Neste post vamos conferir algumas soluções vitais na área de TI para otimizar os resultados das empresas.
Otimização da segurança
Garantir a integridade nos processos de fluxos de dados é essencial para o crescimento saudável da empresa, assim é preciso assegurar o funcionamento das operações sem falhas e manter backups regulares dos arquivos corporativos. Terceirizar a gestão de dados é uma boa alternativa para reduzir custos com TI e manter a equipe interna ativa em projetos que visem melhorar a eficiência produtiva da empresa.
Uso de recursos tecnológicos
Atualmente, podemos contar com duas aplicações principais: Big Data e Business Intelligence.
O Big Data proporciona a análise apurada de um grande volume de informações. Assim, a partir da filtragem dos dados, essa ferramenta descobre correlações entre diversas informações, o que pode apontar caminhos estratégicos para as empresas.
Já o Business Intelligence coleta e organiza dados específicos sobre processos corporativos, mostrando indicadores de desempenho por meio de relatórios ou dashboards customizados, os quais serão usados pelo gestor para tomadas de decisões inteligentes e assertivas.
Para entender melhor o valor da ferramenta de Business Inteligence, por exemplo, podemos imaginar uma rede de restaurantes que realiza entregas de pedidos via aplicativo mobile. A fim de aumentar o faturamento, a empresa pesquisaria por meio do histórico de compras dos clientes quais são os tipos de acompanhamentos mais consumidos com massas, depois, seria suficiente inseri-los como sugestões nos processos de pedidos desse tipo de prato.
Documentação dos processos
A única forma de atestar a qualidade de um projeto é por meio da documentação. O procedimento de documentar cada etapa do projeto não só permite que diversos profissionais possam entender com clareza o que já foi realizado, mas favorece também uma continuidade coerente.
A busca por soluções específicas pode ser encontrada com mais facilidade quando cada membro da equipe deixa comentários em forma de anotações durante o desenvolvimento do projeto, fornecendo uma interpretação apropriada do que foi praticado ou pelo menos, se pretendeu executar.
Gestão de profissionais
Aproveitar todo o potencial de cada funcionário requer que o gerente de TI conheça bem sua equipe e as habilidades de cada indivíduo.
Assim, não basta dominar a ciência dos dados, é importante delegar funções aproveitando os talentos à disposição, e essa é uma receita para o sucesso. Vale dizer também que é importante montar um cronograma realista que não exija demais dos integrantes da equipe, permitindo que os funcionários possam desenvolver a parte que lhes coube do projeto com total qualidade.
Da mesma forma, é essencial identificar dificuldades no desempenho de alguns profissionais e estar disposto em ajudá-los a superar obstáculos. Nesse sentido, empresa deverá oferecer cursos preparatórios de acordo com as necessidades corporativas.
Portanto, as melhores soluções em TI nem sempre são complexas, na verdade, a otimização de resultados nasce a partir do desejo de simplificar processos tonando-os melhores, o que resulta em um ganho de produtividade desejável para os processos empresariais. Gostou do post? Já implementou alguma dessas soluções em seus processos de trabalho? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco!
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
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[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?