Entender quanto custa o Power BI ajuda a empresa a saber qual plano melhor atenderá suas necessidades. Nesse sentido, um dos fatores a ser considerado é o volume de dados que a companhia precisa processar, pois isso impacta diretamente a performance da ferramenta.
Neste artigo, vamos explicar melhor como o Power BI é útil aos negócios. Além disso, falaremos que a ferramenta da Microsoft pode ser usada gratuitamente, mas também existe a possibilidade de pagar e, com isso, obter funcionalidades adicionais. Continue a leitura até o final!
Como o Power BI é importante e ajuda a empresa?
Até pouco tempo, o Excel supria as necessidades dos negócios. Mas os tempos mudaram, e o volume de dados que as empresas precisam gerenciar e processar aumentou de modo vertiginoso, tornando maior a necessidade de uma ferramenta mais robusta e capaz de guiar melhor os gestores em suas decisões.
Portanto, o Power BI é um aliado indispensável para as empresas se manterem competitivas. Nesse sentido, a ferramenta oferece meios da companhia se antecipar às tendências, bem como entender o comportamento atual e futuro do mercado em que ele atua.
Na prática, uma empresa prospera quando consegue coletar e processar bem os seus dados internos e externos. Para isso, é preciso contar com uma ferramenta que consiga se integrar a diversas fontes diferentes, como é o caso do Power BI.
Quanto custa o Power BI, na prática?
Se a empresa vive com um orçamento apertado, ela pode contar com a versão gratuita do Power BI. Mas obviamente, a ferramenta possui limitações, o que em algum momento pode impedir o negócio em relação a certos procedimentos. Dito isso, acompanhe os próximos subtópicos e entenda melhor sobre os planos do Power BI!
Planos do Power BI
O primeiro plano, como adiantado, é o gratuito, ou free. Em outras palavras, o que ocorre é a instalação de um programa no computador chamado Power BI Desktop. Com ele, é possível fazer diversos procedimentos, como a criação de relatórios, dashboards e tabelas.
Por mais que todos os documentos fiquem salvos na máquina, é possível acessá-los com auxílio de outro aplicativo: o Power BI Service. Este funciona online, permitindo que os documentos sejam compartilhados na rede.
O Power Desktop pode ser eternamente gratuito, mas as demais versões expiram a gratuidade após o período de teste. Neste caso, é possível obter o Power BI Pro, que permite o compartilhamento de relatórios tanto dentro quanto fora da empresa, algo que não está disponível na versão instalada no computador.
Existe ainda o Power BI Premium, um plano cujos benefícios incluem:
- acesso à análise de Big Data;
- computação em nuvem dedicada;
- recursos de armazenamento aumentados.
Agora que você sabe quanto custa o Power BI, basta entender qual dos três planos existentes melhor atende às suas necessidades. Caso a companhia esteja com o orçamento apertado, o uso dessa ferramenta deve ser como investimento e não um custo. Afinal, o Power BI pode ajudar o negócio a obter inteligência de negócios e vantagem competitiva, aumentando suas vendas e a fidelização dos clientes.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao blog para entender como o Power BI ajuda a proteger os dados da sua empresa!
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?