Data Warehouse é um depósito de dados digitais que serve para armazenar grandes quantidades de detalhes e informações sobre uma empresa, gerando relatórios e mantendo históricos que mais tarde serão usados para o auxílio na tomada de decisões estratégicas com base nos fatos apresentados.

O rápido desenvolvimento tecnológico das últimas décadas só aumentou a massa de dados, consequentemente, aumentou também a dificuldade na tomada de decisões estratégicas. Foi esta necessidade que criou o conceito de BI – Business Intelligence. Uma série de softwares que foi desenvolvida para auxiliar na análise de dados e estatísticas, literalmente fornecendo inteligência para o negócio.

Ralph Kimball é a referência quando se trata de Data Warehouse e Business Intelligence. Sua metodologia é conhecida como modelagem dimensional ou a metodologia de Kimball — ele trabalhava a ideia de que as Data Warehouses devem ser projetados para serem compreensíveis e rápidas.

No post de hoje, conheça Ralph Kimball e sua importância para o BI como conhecemos hoje. Confira!

Carreira

Em 1972, após concluir o seu doutorado em engenharia eletrônica pela Stanford University, Ralph ingressou na Xerox Palo Alto Research Center. Lá, Ralph participou do desenvolvimento do Xerox Star Workstation, o primeiro produto comercial a usar mouse, ícones e janelas.

Ele desenvolveu também uma técnica de programação gráfica (1982) que conectava os ícones em um fluxo lógico, permitindo um estilo mais visual de programação para não programadores. Em 1986, Kimball fundou a Red Systems, sendo seu CEO até 1992, quando ela foi adquirida pela Informix, que hoje é da IBM.

Ralph Kimball e seus associados se juntaram em 1992 para dar treinamento e consultoria de Data Warehouse. Ele é autor dos best-sellers “The Data Warehouse Lifecycle Toolkit” e “The Data Warehouse Toolkit”, ambos publicados pela Wiley and Sons. Por conta da sua contribuição e importância para o business intelligence, seu nome está incluído no Hall da Fama.

Kimball Group

O Kimball Group tem como um dos seus criadores Ralph Kimball. Ele foi uma equipe de consultores especializada na concepção de armazéns de dados eficazes e que permitiam reforçar o business intelligence. Através de consultoria, educação e artigos, o grupo ajudou muitas organizações a alavancar a informação que é recolhida por seus sistemas operacionais para que as empresas pudessem tomar melhores decisões de negócios. Com mais de 25 anos de experiência na área, a equipe repassou conhecimentos para trabalhar com uma ampla gama de situações do cliente, e o discernimento para reagir aos elementos que tornam cada solução distinta.

Os participantes do Kimball Group escreveram vários livros sobre modelagem dimensional e metodologia DW/BI. Foram líderes na indústria de Data Warehouse e Business Intelligence, design e educação, especialmente quando se trata de modelagem dimensional. Sua grande experiência permitiu desenvolver uma abordagem implacavelmente prática, trazendo resultados impressionantes e criando uma série de multiplicadores pelo mundo todo.

O Kimball Group anunciou sua aposentadoria e infelizmente estará encerrando suas atividades no final de 2015, por isso, se tornará cada vez mais raro encontrar profissionais que foram seus alunos.

Leandro Guimarães, consultor, fundador e diretor da empresa Know Solutions, participou do curso de Modelagem Dimensional realizado em Estocolmo, na Suécia, ministrado pessoalmente por Ralph Kimball e Margy Ross. A metodologia do grupo somada a experiência da empresa brasileira, transformou a Know Solutions em uma das mais importantes soluções para Business Intelligence, além de uma grande multiplicadora dos ensinamentos de Ralph Kimball.

Você já conhecia Ralph Kimball e sua importância para os conceitos do Bussiness Intelligence? Compartilhe com a gente o que você sabe sobre ele!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.