O Big Data consiste em todo dado que pode ser transformado em informação e conhecimento para o negócio. Antigamente, os registros internos e externos se resumiam praticamente a relatórios contábeis, financeiros e de vendas; hoje, no entanto, com as redes sociais, é possível coletar e processar uma quantidade muito maior de dados.

Neste texto, vamos explicar como o Big Data é útil para reduzir custos da empresa. Falaremos sob a ótica dos seus cinco pilares, que são: veracidade, velocidade, variedade, valor e volume. Para entender melhor este tema tão importante, continue a leitura até o final!

Como o Big Data ajuda a reduzir custos da empresa?

Existem muitas formas de responder a esta pergunta. Uma delas está na otimização contínua de processos, dando maior agilidade e produtividade ao trabalho dos colaboradores. Na prática, o Big Data é crucial no cruzamento de dados, identificando padrões e correlações capazes de identificar pontos de ineficiência e melhoria em tais processos.

Dessa forma, a companhia passa a ter condições de alocar melhor seus recursos, economizando dinheiro e podendo aumentar sua lucratividade de modo considerável. Para entender melhor essa relação entre Big Data e redução de custos da empresa, confira a seguir os seus 5 pilares!

Veracidade

A veracidade diz respeito à procedência dos dados. Em outras palavras, embora o Big Data sozinho não possa distinguir informações verdadeiras e falsas, ele é o ponto de partida para os levantamentos estatísticos. Logo, tudo aquilo que for fake news, por exemplo, será descartado, restando apenas o que for, de fato, relevante ao negócio.

Velocidade

Dados são criados a todo instante e em uma enorme velocidade. Nesse sentido, cabe ao Big Data fazer a coleta e processamento desses registros o mais rápido possível, visando trazer vantagens competitivas e melhorias nos processos da empresa. Isso evita, inclusive, a ocupação de espaço em um banco de dados, visto que os registros são cruzados e transformados em informações antes de serem armazenados.

Variedade

Como falamos, antigamente o leque de dados a serem geridos pelas empresas era limitado. Hoje, no entanto, é preciso também observar, entre outras coisas, comentários em redes sociais e outras interações, com o objetivo de identificar algo que ajude o negócio a melhorar em algum aspecto.

Valor

Para o Big Data ser efetivo e reduzir custos da empresa, ele precisa agregar valor. Na prática, isso significa encontrar padrões e correlações realmente úteis, capazes de gerar melhorias, conforme o que foi especificado no planejamento estratégico. Esse entendimento da parte dos gestores é crucial, no sentido de saber extrair o máximo de proveito de algo tão intimamente ligado à transformação digital que é o Big Data.

Volume

Imagens, vídeos e transações financeiras são apenas alguns exemplos que justificam o enorme volume de dados gerados a cada instante. Felizmente, a tecnologia evoluiu ao ponto de poder coletar e processar essa grande massa de registros, a princípio disformes e sem nenhuma correlação entre eles.

Porque o Big Data é tão importante?

Duas das principais razões para a importância do Big Data estão na melhoria contínua de processos e aumento da competitividade. Em relação a este, trata-se de algo inerente ao avanço tecnológico, visto que as empresas estão buscando se diferenciar e conquistar novos clientes a cada instante.

O que fica implícito nesta afirmação é o seguinte: uma estratégia que outrora funcionava bem, amanhã pode se tornar menos efetiva, ou até perder sua capacidade de trazer receita ao negócio. Logo, o Big Data auxilia nessa atualização constante nas estratégias e processos na empresa.

Reduzir custos da empresa é o objetivo de todo gestor. Como vimos, o Big Data pode ser empregado para este fim, trazendo otimização contínua de processos e obtenção de vantagem competitiva. A Know Solutions pode ser sua parceira em relação a isso, pois nossas soluções são pensadas visando atender às necessidades das empresas, promovendo não só economia, mas também agilidade e produtividade da equipe.

Quer conhecer-nos melhor? Então entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.