Além de ser cada vez mais conhecido, o business intelligence atrai gestores e empresários em busca de crescimento e melhoria às empresas constantemente, pois precisam se adequar às mudanças do mercado.
Para isso, a utilização de um software, como o Pentaho, é essencial. A plataforma coleta, organiza e analisa informações com relevância para tomadas de decisões bem embasadas.
Veja o potencial da ferramenta em detalhes. E conheça as grandes organizações que já lucram com ela.
Funcionalidades do Pentaho
A função central é recolher informações variadas e oriundas de fontes diversas. Depois de colhidas, são padronizadas e organizadas de acordo com sua relevância.
O conteúdo fornecido serve de base para decisões, previsão de ações por indicadores de tendências de mercado e consumo e análise de métricas.
Com a interface web, o uso é facilitado dentro dos painéis. Os dashboards permitem monitoramento, manipulação e extração de elementos e resumos de forma simples, mas atendendo a qualquer necessidade de segmentação do usuário.
Programa open source
Como a tradução literal diz, é um programa de código aberto. Ou seja, não é necessário pagar por licenciamento e renovações.
O investimento necessário fica a cargo da implantação e da customização de acordo com a solução necessária e seu porte.
Corporações que crescem com BI
O Pentaho é consolidado como uma ferramenta de Business Intelligence versátil e definitiva às necessidades para as quais é buscado. E por isso muitas marcas renomadas utilizam o software, e têm lucro com as funcionalidades.
Nasdaq
A maior organização de câmbio monetário do mundo aderiu ao programa para ter uma grande análise de dados baseada em nuvem.
A implementação aumentou a capacidade da função de avaliação de dados extensíveis e reduziu custos pela metade no processo. Tudo com integração própria à amplitude de operação da marca.
BT Assure Cyber
O investimento foi justamente para a melhoria do serviço oferecido – segurança na internet.
A plataforma, com integração de dados e análise, propicia maior eficiência em detecção de possíveis perigos cibernéticos. O tempo hábil de ação para os processos foi reduzido, deixando as intervenções mais rápidas. Anteriormente, investigações e respostas demoravam dias.
A BT passou a atuar com dados estruturados e não estruturados de diferentes fontes, potencializando a tomada de decisões.
Ruckus Wireless
Provendo serviços de comunicação com internet sem fio, a empresa decidiu aperfeiçoá-los.
Aproveitando dados semiestruturados, passou a oferecer plataforma de análise completa e rápida a seus clientes operadores de dados. E estes passaram a poder monitorar melhor o status da internet e prever o comportamento dela em longo prazo.
Assim, a coleta e o armazenamento de grandes quantidades de informações de redes foram simplificados e acelerados. O resultado foi a possibilidade de melhoria constante dos serviços e a percepção de retorno sobre investimento para a empresa e seus clientes.
CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear
O setor responsável pelos sistemas de entrega de informação do CERN substituiu a solução antigamente utilizada pelo Pentaho. Com a mudança, a possibilidade de execução de relatórios integrados passou a ser de mais 650 mil por ano para os cerca de 15 mil usuários. Todos os pareceres têm visão 360 de números, abrangendo a complexidade de escala mundial dos procedimentos.
Com simplificação, aceleração e incorporação de softwares e informações, foi possível até mesmo aperfeiçoar os trabalhos relacionados ao colisor de hádrons. O equipamento é a principal máquina científica da área no planeta.
OLX
O desafio era melhorar integração de indicadores de comportamento de usuários e análise de dados em tempo real – tudo isso para mais de 100 países de atuação e 40 idiomas.
O auxílio veio com três soluções globalizadas. O Data Center facilitou carregamento, extração e transformação de dados. Para gerar relatórios e analisar, um sistema Analytics foi instalado. E o Datalytics foi o programa projetado para que a OLX tomasse melhores decisões e as aplicasse futuramente.
Tudo isso baixou o custo para os setores responsáveis e reduziu o tempo de realização de processos abrangentes.
Viu como o Pentaho pode se adequar aos objetivos do seu empreendimento? E não acabamos aqui. Temos mais utilidades para o seu negócio. Assine a nossa newsletter e receba conteúdo especializado para aperfeiçoar o planejamento da sua estratégia e superar as metas de crescimento.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]