Uma das principais características da nossa época é a grande quantidade de dados e informações que temos que conviver todos os dias. Este volume, especialmente nas empresas, traz uma série de vantagens, mas também gera confusão e dificuldades de filtrar o que é realmente importante. Por isso, o business intelligence se tornou uma tendência tão forte nos últimos anos. Ele permite que, dentro desse grande manacial de dados, se extraia informações que realmente importam para o dia a dia e para o futuro das empresas.
Entenda no post a seguir se a sua empresa precisa de BI e quais são as vantagens que ele pode trazer.
As planilhas têm limitações
Não há nada de errado com as planilhas, muito pelo contrário! Elas são excelentes recursos de controle e análise, extremamente flexíveis, mas é importante entender que ela possui algumas limitações. A principal delas é que a planilha é uma ferramenta estática, ou seja, para obter informações diferentes é necessário inserir manualmente novos dados ou novas fórmulas, o que pode se tornar muito trabalhoso, especialmente quando o volume de dados está muito grande.
Outro problema fundamental das planilhas é a falta de integração dos dados. É muito comum que diferentes áreas da mesma empresa tenham números completamente diferentes uns dos outros, mesmo se tratando do mesmo assunto. Isto acontece porque, como os dados são inseridos manualmente, podem haver erros que comprometem a confiabilidade de todos os dados.
O business intelligence, por outro lado, garante uma maior confiabilidade porque utiliza os dados de forma integrada com as outras plataformas.
Grande quantidade de dados e pouca informação
Dados e informações não são sinônimos. Sua empresa pode ter um grande volume de dados, das mais diversas fontes, mas não ser capaz de converter esses números em informação relevante. Entenda informação relevante como aquela que vai ajudar os gestores no processo decisório, na criação de novos processos e no aumento do poder competitivo no mercado.
O BI, através de padrões de cálculos pré-definidos, permite que se transforme estes dados na informação que os gestores necessitam. O modelo tradicional exige que a TI e as áreas estratégicas invistam grande parte do seu tempo na consolidação dos dados e na confecção de relatórios. E, o pior, muitas vezes estes relatórios acabam sendo apresentados de uma forma pouco útil para os gestores.
Com uma solução em BI, os setores estratégicos investirão seu tempo no que é mais importante: na análise das informações, na busca de respostas para criar processos mais eficientes e se tornar a empresa mais competitiva no mercado. Por outro lado, a TI deixa de ficar sobrecarregada e passa a trabalhar para garantir o bom funcionamento das soluções internas.
Informações mais abrangentes
Outra grande vantagem trazida pelo BI é a possibilidade de obter informações mais abrangentes. Como o sistema consolida todos os dados da empresa, inclusive os dados de mercado, é possível obter informações muito mais amplas, que envolvam cruzamento de números de diversos setores.
E, o mais importante, como o BI trabalha a partir de padrões de cálculo pré-definidos, estas informações são obtidas com rapidez, praticamente em tempo real. Isto permite respostas rápidas ao mercado e às necessidades internas da empresa.
O principal ganho trazido pelo business intelligence é a possibilidade de obter informações relevantes, de forma rápida, abrangente e confiável. Estas informações serão utilizadas para tornar a empresa mais eficiente, inteligente e competitiva. Por isso, as vantagens do BI em relação às planilhas tradicionais criam uma tendência que dificilmente poderá ser descartada nos próximos anos.
Gostou do post de hoje? Gostaria de compartilhar alguma experiência ou dúvida sobre business intelligence? Deixe seu comentário!
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.