Informação é um dos recursos mais valiosos para as organizações atualmente. Saber mais sobre seu público, o mercado, seus concorrentes ou mesmo sobre o funcionamento interno do seu negócio, pode representar uma grande vantagem competitiva. E para aproveitar esses benefícios, é importante estar atento às tendências de Business Intelligence.
O desenvolvimento de novas tecnologias, novas metodologias, assim como mudanças nas demandas do público, influenciam na forma como o BI é aplicado nas empresas. Se você souber como implementar essas mudanças em seu negócio, terá uma vantagem considerável na hora de desenvolver estratégias.
Acompanhe e confira algumas das principais tendências de Business Intelligence que você deve acompanhar.
1. Inteligência Artificial
Nos últimos anos, as aplicações da Inteligência Artificial cresceram consideravelmente. Com essa tecnologia, é possível automatizar diversos processos, além de tornar a análise e processamento de dados mais eficiente e precisa, facilitando a tomada de decisões.
Um dos melhores exemplos disso é a possibilidade de prever cenários futuros. Ao usar dados históricos e análise de dados, essas ferramentas podem projetar os resultados mais prováveis e facilitar o crescimento do negócio.
2. BI na nuvem
A tecnologia em nuvem facilita bastante o compartilhamento de dados em larga escala na hora de coordenar equipes e integração de sistemas. Dentro desse cenário, não é surpresa ver que ela se tornou uma das maiores tendências de Business Intelligence. Além do melhor desempenho, ela também proporciona a infraestrutura necessária com menor custo inicial. Ideal para empresas de menor porte.
3. Visualização mais clara de dados
Um dos principais desafios no uso de dados para tomada de decisões é conseguir compreender toda essa informação. Por esse motivo, há cada vez mais ferramentas dedicadas a organizar dados e apresentá-los em um formato mais compreensível, como gráficos dinâmicos, tabelas e dashboards. Assim, os profissionais que precisam aplicar esses dados podem tomar decisões de forma mais clara, minimizando erros.
4. Internet das Coisas
Uma das principais tendências de Business Intelligence hoje é usar conectividade para coletar dados em maior escala. Graças à internet, é possível conectar diversos aparelhos e ferramentas como parte de um mesmo sistema. Algo que otimiza os custos operacionais e aumenta a eficiência do seu trabalho.
Por exemplo, você pode reunir informações coletadas diretamente dos seus clientes com dados de fontes externas, integrando tudo como parte da mesma base de dados. Ao mesmo tempo, a equipe pode utilizar esses dados no dia a dia para tomar decisões.
5. Priorização da segurança
Empresas que utilizam dados em larga escala são responsáveis pela integridade desses dados, principalmente quando utilizam informações sensíveis de clientes e parceiros no dia a dia. Como a expectativa é que mais empresas tomem decisões baseadas em dados, também é essencial garantir que eles não sejam acessados indevidamente.
Acompanhar as tendências de Business Intelligence pode fazer uma grande diferença no desempenho do seu negócio. Quando aplicadas corretamente, essas ferramentas contribuem com todos os aspectos da sua empresa, desde o planejamento até a execução de suas rotinas.
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Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?