Com os avanços da tecnologia digital, as empresas têm acesso a cada vez mais informação para gerar insights e tomar decisões estratégicas. Porém, para que estes dados possam contribuir com seu desempenho, é importante investir na melhor integração de sistemas em seu negócio.

Com as ferramentas certas, você melhora a organização e visualização desses dados para toda a equipe. Assim, é mais fácil identificar oportunidades e tomar decisões com base nessas avaliações. Especialmente se o seu negócio lida com dados provenientes de múltiplas fontes.

Acompanhe e entenda melhor o papel da integração de dados na empresa e como esse processo pode ser realizado.

O que é e qual é a importância da integração de sistemas para a empresa?

A integração de sistemas é o processo de unir diferentes softwares que a empresa utiliza no dia a dia, de modo que eles possam funcionar em conjunto. Para isso, é usada uma plataforma que faz essa integração, permitindo a troca mais eficiente de informações.

Essa abordagem oferece diversos benefícios para seu negócio. Veja a seguir os principais deles.

Facilita a tomada de decisões estratégicas

A integração de sistemas permite que cada setor tenha uma visão mais completa sobre a empresa e suas atividades. Algo importante em sua análise de desempenho e tomada de decisões.

Otimiza o uso de recursos

Outro benefício que você deve considerar é a redução dos custos operacionais dentro da empresa. Como todas as informações são acessíveis através da mesma plataforma, a transmissão de dados entre diferentes setores é mais rápida e eficiente. Algo que diminui seu custo de tempo e recursos.

Promove a segurança de dados

Acompanhe de perto todas as informações da empresa também te ajuda a identificar discrepâncias ou erros em certos campos. Algo indispensável para proteger seus dados e evitar o uso de informações inconsistentes.

Como fazer a integração de sistemas em seu negócio?

Se você pretende integrar dados de diferentes sistemas em sua empresa, é importante considerar quais são os métodos disponíveis. Veja a seguir alguns dos principais.

Compartilhamento de dados

Ele consiste em utilizar uma plataforma intermediária entre os demais sistemas da empresa, a qual converte esses dados em um formato legível para os demais programas. Cada equipe ainda utiliza os mesmos sistemas, mas tem acesso a mais informação.

Banco de dados

O método mais simples para promover a integração de sistemas é criar um banco de dados centralizado. Assim, cada sistema acessa uma fonte unificada de informações. É suficiente para empresas que utilizam dados mais simples e fáceis de compartilhar.

APIs

O Application Programming Interface, ou API, é um recurso que compartilha informações em tempo real entre os sistemas. Além de apresentar ótima performance, também tem maior espaço para personalização. Porém, demanda uma equipe bem preparada para aplicar estas ferramentas.

Agora você entende melhor o que é a integração de sistemas e seu propósito na empresa. Com a assistência certa, você pode aproveitar melhor todas as ferramentas de BI que você já tem à sua disposição.

Quer receber mais dicas para aprimorar o Business Intelligence em seu negócio? Então assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.