Para a tradução do Report Viewer no Pentaho, é necessário que alguns arquivos sejam alterados, para refletir o idioma do navegador que está sendo utilizado.

Dois arquivos com extensão .jar serão utilizados para esse processo:

Pare o Pentaho com o stop-pentaho.sh ou stop-pentaho.bat

Faça o backup dos arquivos pentaho-reporting-engine-classic-core-X.X.X-GA.jar e pentaho-reporting-engine-classic-core-platform-plugin-X.X.X-stable.jar que estão na pasta tomcat/webapps/pentaho/WEB-INF/lib para caso algo saia errado.

Abra o arquivo pentaho-reporting-engine-classic-core-X.X.X-GA.jar  que está na pasta  /org/pentaho/reporting/engine/classic/core/parameters/ copie o arquivo messages.properties e renomeie para messages_pt_BR.properties nesta mesma pasta. Edite o conteúdo deste arquivo e coloque a tradução desejada.

No arquivo pentaho-reporting-engine-classic-core-platform-plugin-X.X.X-stable.jar que está na pasta /org/pentaho/reporting/platform/plugin/messages/, faça o mesmo processo da etapa anterior.

Substitua os arquivos .jar

Inicie o Pentaho com o start-pentaho.sh ou start-pentaho.bat 

A tela de lançamento dos parâmetros de relatórios devem estar traduzidas. Caso não estejam, verifique o idioma do navegador que deve estar como pt_BR.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.