As ferramentas de análise de dados são cruciais para o sucesso de uma empresa. Por isso, saber como utilizar o Power BI em seu dia a dia pode ser fundamental para aproveitar o poder de dados. Afinal, eles só são úteis com as soluções corretas.
Se você quer saber em detalhes o que é o Power BI e como integrá-lo à sua rotina, confira este post!
O que é o Power BI?
O Power BI é uma ferramenta de análise de dados mantida pela Microsoft. Ela pode ser utilizada localmente e na nuvem. Além disso, consegue se integrar com fontes de dados do Pacote Office (como planilhas do Excel) ou diretamente da internet.
Como utilizar o Power BI?
Para utilizar o Power BI aproveitando ao máximo os recursos disponíveis, alguns cuidados devem ser tomados. Eles ajudam a empresa a entender as suas demandas e ter resultados mais inteligentes. Confira!
1. Separe bons dados
Para extrair bons insights do Power BI, ter bons dados é algo básico. Portanto, faça uma filtragem a partir de seus objetivos. Desse modo, as chances de ter ruídos na sua leitura das dashboards cairão.
2. Tenha objetivos claros
Os objetivos são cruciais para obter insights rápidos, precisos e úteis. Sempre inicie um processo de análise de dados sabendo o que será solucionado. Dessa maneira, todas as etapas serão executadas com mais agilidade, segurança e, principalmente, qualidade.
3. Analise o resultado das suas ações com o Power BI
Uma vez que a empresa implementar mudanças ou realizar investimentos a partir dos insights obtidos com o Power BI, seu uso não deverá ser interrompido. A empresa precisará avaliar, a médio e longo prazo, a qualidade das suas escolhas.
Isso também pode ser feito com o Power BI: basta coletar novas informações e, assim, identificar se as novidades conseguiram influenciar positivamente o negócio a médio e longo prazo.
Por que utilizar o Power BI?
Existem vários motivos para os negócios utilizarem o Power BI. Eles atestam a qualidade dessa ferramenta diante da concorrência. Os principais são:
- baixo custo, com planos para diferentes necessidades;
- personalização de dashboards, o que otimiza a obtenção de insights;
- alta integração com outras soluções, maximizando o seu potencial de uso;
- facilidade para criar relatórios, agregando valor para o seu dia a dia;
- mobilidade no acesso, maximizando a sua produtividade.
A análise de dados é fundamental para que empresas consigam ter sucesso no mercado atual. Hoje em dia, negócios que utilizam o Big Data e o BI podem entender melhor as demandas do mercado, avaliar investimentos com mais facilidade e encontrar erros de modo abrangente. Ou seja, o negócio ganha competitividade diante da sua concorrência.
Nesse contexto, saber como utilizar o Power BI é um passo básico para ter sucesso em suas estratégias de análise de dados. Essa ferramenta tem tudo o que a sua empresa precisa para lucrar mais, gastando menos. Por isso não deixe de investir nesse sistema!
O que você faz para tornar o seu negócio mais competitivo? Conta pra gente nos comentários!
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?