Analisar cada vez mais dados e aumentar a produtividade da equipe é o objetivo de toda empresa. Por mais que o Excel seja uma ferramenta robusta nesse sentido, ela possui certas limitações quando os registros são de alta complexidade. Por isso, a migração do Excel para o Power BI surge como uma excelente alternativa, trazendo mais opções e praticidade na hora de analisar grandes volumes de dados.

A parte de visualização também pode ser aprimorada com o auxílio do Power BI. Se isso é algo novo para você, não se preocupe, pois vamos explicar, nos tópicos seguintes, por que fazer a transição do Excel para o Power BI e de que forma isso acontece, na prática. Por isso, continue lendo nosso artigo até o final!

Entenda os motivos para se realizar a transição do Excel para o Power BI

Poderíamos aqui citar vários motivos, mas vamos nos ater em dois principais: armazenamento e dados pontuais.

Em relação ao primeiro, um dos pontos que justifica a transição é o fato de o Power BI permitir uma gama maior de formatos de arquivos, em comparação ao Excel.

Sobre o segundo, o Power BI possibilita a verificação de tendências com mais rapidez, mesmo com grande volume de registros.

Conheça o passo a passo

Quem já usa há muito tempo o Excel verá que o Power BI tem várias semelhanças. No entanto, em alguns momentos, haverá dificuldades em realizar alguns procedimentos, mas nada que o tempo de prática na ferramenta não venha a solucionar.

Em uma importação de planilha do Excel, por exemplo, os passos são os seguintes no Power BI:

  • Arquivo;
  • Importar;
  • Power Query, Power Pivot;
  • janela Abrir, selecionar a pasta do Excel;
  • clicar em Iniciar caixa de diálogo que vai aparecer.

Vale destacar que o Power BI não trabalha diretamente com os arquivos do Excel. No ato da importação, a planilha é convertida no formato .pbix, que pertence ao Power BI. Ao final do processo, o programa mostra a relação de todos os itens que foram convertidos com êxito em .pbix.

Personalize os dados com recursos do Power BI

Para que as análises sejam mais produtivas, a personalização é fundamental. Com o Power BI, é possível, entre outras coisas, aplicar filtros e mostrar informações com alto grau de especificidade, servindo de apoio nas tomadas de decisões sobre diversos aspectos, como vendas, lucratividade e faturamento.

Benefícios do Power BI

Usar o Power BI é sinônimo de modernidade operacional e busca por maior competitividade. Dito isso, alguns dos principais benefícios de usar a ferramenta da Microsoft são:

  • baixo custo;
  • análise em tempo real;
  • personalização;
  • facilidade de implantação;
  • semelhanças com o Excel, de modo a reduzir a sua curva de aprendizado.

Migrar do Excel para o Power BI traz muitos ganhos ao negócio. Como vimos, a ferramenta permite analisar grandes volumes de dados com agilidade, não sendo um programa tão difícil de manusear. Dessa forma, é possível melhorar bastante a produtividade do time e permitir decisões mais acertadas por parte de gestores.

Se este artigo trouxe informação útil a você, aproveite a visita ao blog da Know Solutions e assine a nossa newsletter!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.