Para alcançar o máximo de benefícios para a sua estratégia de business intelligence (BI) uma empresa bem-sucedida certamente conta com um conjunto claro de metas e objetivos. Sem o BI, uma empresa corre o risco de tomar decisões críticas com base em informações insuficientes ou imprecisas — tomar decisões com base em “achismo” é perigoso e tem grande chance de fracasso.

Uma estratégia de BI, quando bem planejada e executada, permite que todos os usuários façam escolhas e decisões baseadas em informações sólidas.

Veja 7 situações em que sua empresa pode se beneficiar de BI!

1 – Identifica rapidamente e responde às tendências de negócios

Seja no controle de hábitos de compra dos clientes, giro do estoque, vendas ou parâmetros operacionais, todas essas áreas podem ser melhor avaliadas e corretamente utilizadas no processo de tomada de decisões.

A interface gráfica da maioria dos kits de ferramentas de BI aumenta de forma consistente o acesso a informações relevantes e que demonstram as tendências mais importantes no momento.

2 – Capacita o pessoal através de informações significativas e relatórios de tendências

A natureza dinâmica do kit de ferramentas de BI auxilia a criação de uma equipe de gestão informada e capacitada. Com um bom planejamento na fase de implantação, essas valiosas ferramentas de tomada de decisão estarão disponíveis para todos os níveis da organização. A implantação de um software de integração, como o Pentaho utilizado pela Know Solutions, por exemplo, permite o compartilhamento de informações de várias outras fontes de dados, inclusive do Excel.

3 – Cria painéis completos sobre clientes e fornecedores

Uma das características mais úteis inerentes a uma implementação de BI estratégico é a agregação intencional de dados da empresa em painéis dinâmicos, também conhecidos como dashboard. A apresentação dos dados se apresenta de forma simples e útil.

Basicamente, o dashboard é uma forma rápida de visualização de dados importantes. Ele representa a consolidação de dados provenientes de variadas fontes com uma apresentação amigável. Algumas das áreas que podem se beneficiar de BI e seus dashboards são a Financeira, Marketing, Recursos Humanos, Operações, Processos, etc.

4 – Manipula, analisa e distribui dados

São várias as situações em que uma empresa precisa e utiliza uma informação que antes não sabia que precisaria. Em BI há um conceito de armazene tudo que puder mesmo que não saiba quando ou onde vai usar. O custo de armazenar uma informação é muito menor do que o custo de não tê-la quando for necessário.

Ao contrário do que muitos podem pensar, os sistemas de BI estratégico não exigem vinculação ou associação com softwares avançados e caros. Ferramentas já existentes, como o Microsoft Office, Crystal Reports, dentre outros, são plenamente compatíveis com a plataforma de BI. Você deve ter cuidado apenas com a implantação do sistema — empresas com experiência em implantação de BI costumam optar por softwares de código aberto e consultoria na personalização.

5 – Permite o acesso a informações estratégicas detalhadas

Em qualquer implantação de BI bem executada os usuários obterão acesso a informações perfeitamente adequadas às suas necessidades específicas. Além disso, a informação disponível estará ajustada para as decisões que precisam ser tomadas e no momento mais oportuno.

6 – Consolida dados de várias empresas, setores e bases de dados

Consolidação e agregação são duas palavras-chave. Elas se referem aos aspectos mais promissores e poderosos do Business Intelligence. Em geral, a agilidade de consolidar dados de diferentes setores melhora o tempo de resposta daqueles que são considerados mais importantes. Relatórios de orçamento e planejamento, por exemplo, estarão sempre disponíveis, independentemente da localização dos dados que precisam ser relacionados.

7 – Minimiza o trabalho manual e repetitivo

Uma vez no local, o kit de ferramentas de BI facilitará a operação das tarefas diárias que acumulam dados e processamento. Com a automatização de vários processos, diminui a também a chance de erros e aumenta a confiabilidade no banco de dados.

Hoje, milhares de empresas de todos os tamanhos, em todos os setores, estão implantando e utilizando o Strategic Business Intelligence. Além dele auxiliar no processo de tomada de decisões, o BI também proporciona a visualização das tendências, diminuição dos custos, aumento dos lucros, minimização de riscos, maior velocidade de respostas, além de inúmeras outras particularidades de cada caso.

Sua empresa já investiu em BI? Já passou por alguma situação em que ele se mostrou benéfico? Compartilhe suas experiências com a gente!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.