Ferramentas de análise de dados são muito importantes para o sucesso de uma empresa. Mas para que elas sejam funcionais, é crucial saber aproveitar ao máximo cada recurso. Ou seja, os times de analistas devem conhecer, por exemplo, as melhores formas de aumentar resultados com Power BI.
Conseguir esse feito envolve atenção para os processos de análise de informações e foco na busca por dados de qualidade. Assim, a empresa é capaz de identificar oportunidades e sempre ter acesso aos insights de maior impacto potencial.
Se você quer saber mais sobre o tema e conferir os passos necessários para aumentar resultados com Power BI, acompanhe este texto até o final!
O que é o Microsoft Power BI?
Microsoft Power BI é uma ferramenta de análise de dados da Microsoft voltada para a execução de projetos de Business Intelligence. Ela é integrada a todos os serviços da empresa, executada na nuvem e com a capacidade de coletar informações de bancos de dados externos. Desse modo, os relatórios gerados pelos usuários são muito mais abrangentes.
Por que essa ferramenta é importante?
A análise de dados, quando bem-feita, traz um grande impacto para a empresa. Com o auxílio do Power BI, o potencial é ainda maior. Afinal de contas, essa solução permite que a empresa:
- faça análises com um investimento inicial baixo;
- tenha alta disponibilidade de recursos ao iniciar seus relatórios;
- consiga um bom nível de integração com as soluções corporativas existentes.
Como aumentar resultados com Power BI?
Existem medidas práticas que a empresa pode adotar para otimizar sua análise de informações e, ao mesmo tempo, identificar possibilidades. Algumas delas são:
- entender o que será analisado — essa estratégia dá mais foco para os analistas e facilita a filtragem de informações;
- filtrar informações — os dados devem ser limitados apenas aos que são úteis para o negócio obter as respostas para suas questões, reduzindo o tempo de análise e de aplicação de mudanças;
- focar as causas mais representativas — uma vez que a empresa tenha entendido os principais fatores que influenciam seus resultados, deve dar atenção aos mais relevantes para otimizar o tempo dos times;
- ter o apoio de especialistas — o apoio de especialistas como os da Know Solutions ajudará sua empresa a utilizar abordagens reconhecidas pelo mercado em todos os processos.
A análise de dados por meio de soluções de BI permite que empresas otimizem processos, cortem gastos e repliquem boas ideias. É útil também para elas tomarem decisões mais inteligentes e alinhadas com as tendências do mercado. No entanto, isso só será possível se os times souberem como estruturar suas rotinas de análises.
Justamente por esse motivo, é fundamental aprender como aumentar resultados com Power BI. A partir do domínio dessa ferramenta, a empresa terá sempre alta habilidade para gerenciar, processar e analisar os dados existentes. Portanto, não deixe de seguir as nossas dicas.
Quer saber mais sobre como aproveitar o Microsoft Power BI na sua empresa? A Know Solutions conta com soluções customizadas e profissionais experientes para auxiliar na organização e na análise dos dados gerados no dia a dia. Fale conosco agora mesmo!
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?