Nos últimos anos, observamos muitas empresas utilizarem a ciência de dados para manter seus negócios cada vez mais competitivos e inteligentes. Nesse sentido, o tema Power BI vem ganhando espaço nas pautas de reuniões quando o assunto é se destacar entre os concorrentes.

Para ampliar o seu conhecimento sobre o assunto, preparamos esse post para explicar o que é Power Bi e como implementá-lo na empresa. Continue a leitura.

O que é Power BI?

O Power BI é uma ferramenta de Business Intelligence criada pela Microsoft para unificar as informações provenientes de diversas fontes para que, de maneira coerente e visual, os dados necessários para o desenvolvimento das estratégias empresariais.

Para isso, é feito um compilado das informações geradas por demais ferramentas, como Excel e OneDrive, para gerar esses dados e proporcionar informações relevantes, interativas e visualmente envolventes.

O Power BI proporciona uma visão mais ampla quando aliado às métricas da empresa com atualizações em tempo real. Além disso, seu uso vai desde pequenos trabalhos até grandes projetos corporativos.

Como implementar o Power BI na empresa?

Seu processo de implementação não é uma tarefa fácil. Contudo, ao ter uma equipe capacitada e ferramentas adequadas esse processo torna-se mais simplificado e de fácil compreensão. Separamos alguns pontos essenciais que você precisa ficar atento no momento de implementação do Power BI. Confira.

Defina os objetivos

Antes de qualquer coisa, é preciso estudar e compreender os motivos e necessidades da empresa para implementação do Power BI. Dessa forma, é possível entender quais os setores da empresa demandam maior atenção nesse processo.

Esse é o momento de especificar essas informações para que a equipe de TI, priorize as atividades de maneira correta. Com isso, a agilidade e produtividade do trabalho será maior e a possibilidade de encontrar e corrigir gargalos.

Escolha o software ideal de Business Intelligence

Essa é a etapa mais importante a ser executada. Caso essa escolha não seja feita de forma correta e consciente, o resultado não será o desejado. Sendo assim, quando for escolher a ferramenta ideal, tenha em mente o detalhamento dos relatórios e das métricas essenciais que precisam ser monitorados para que a escolha do software seja correta e inteligente.

Após a implementação do software, é de responsabilidade da equipe de TI adaptar a ferramenta à realidade da empresa para tornar o dashboard intuitivo e de fácil uso para todas as pessoas que trabalham na empresa.

Capacite os colaboradores em Power BI

Uma iniciativa essencial na hora de implementar o Power Bi na empresa é a capacitação dos funcionários. Afinal, em uma organização, existem as pessoas com maior afinidade com tecnologias, enquanto outras precisam de um treinamento mais intensivo para entender e utilizar esse recurso no dia a dia.

Além disso, a escolha do software de Business Intelligence permite que as pessoas tenham uma identificação e familiaridade maior. Dessa forma, a produtividade torna-se maior e a geração de ideias e soluções para empresa aumenta.

Por fim, todo o processo de implementação é um momento de avanço tecnológico na empresa que vai muito além dos setores técnicos da empresa. Ele deve conter a opinião de todas as pessoas que vão utilizá-lo, desde gestores ao setor financeiro, de compras e, principalmente, de quem faz a frente do negócio que precisa do Power Bi funcionando de forma correta.

Além disso, sempre é bom lembrar que todo o processo de implementação de Power BI demanda sempre a expertise de uma empresa como a Know Solutions, que oferece aos seus clientes, independentemente do porte, soluções eficientes para melhorar a performance e gestão de dados.

Sente que está no momento de contratar uma solução de Business Intelligence para sua empresa? Então, aproveite a oportunidade e entre em contato com nosso time de especialistas e descubra seus benefícios.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.