Muitas empresas utilizam a análise e compreensão de dados gerados a favor da empresa, a integração com Power BI para tornar as suas operações mais produtivas, inteligentes e competitivas. Você já ouviu falar sobre Power BI?

Se ainda não, vamos explicar de maneira simplificada. De forma objetiva, o Power BI é uma ferramenta desenvolvida e distribuída pela Microsoft que permite às empresas consolidarem as informações provenientes de fontes diferentes, como Office e OneDrive. Com isso, os dados são relacionados de forma intuitiva e visualmente interativa.

Agora que ficou claro o conceito da ferramenta, nossa pergunta é outra. Você sabe como funciona a integração de Power BI com outros recursos da Microsoft? Se não, veja agora. 

Como é a integração do Power BI com o Office?

A integração entre as ferramentas proporciona uma interpretação mais convincente, insights valiosos (compreensão rápida de determinada situação) e apresentações interativas e impactantes.

Quando esse processo é executado da maneira correta, as pessoas dos mais diferentes setores conseguem aumentar o valor do trabalho com dashboards em tempo real, compartilhamento de relatórios e informações, assim como colaborar de forma mais eficiente para o aumento da competitividade junto ao mercado.

Além disso, muitas tarefas que levariam dias para serem realizadas são executadas em poucos minutos e de maneira mais precisa, objetiva e inteligente.

Quanto à integração com o Microsoft Azure, como funciona?

Assim como o Office, o Microsoft Azure quando aliado ao Power BI traz algumas funcionalidades que auxiliam na análise e inteligência de dados. Confira as principais vantagens dessa integração:

  • recursos de Analytics — o Azure Synapse Analytics é um software que permite a análise ilimitada de dados que reúne data warehouse e pesquisas de Big Data;
  • gestão de dados — oferece a possibilidade de conectar e moldar os dados. A plataforma em nuvem permite a integração dos trabalhos e operações;
  • Azure Databricks — é responsável pela análise de informações em grande escala com o suporte da tecnologia Spark. Com isso, é possível converter dados em relatórios operacionais e painéis analíticos;
  • Machine Learning — com a IA (Inteligência Artificial) da Azure, é possível ter à disposição assistentes inteligentes que criam modelos de relatórios, otimizando a rotina profissional;
  • proteção de sistema — a integração com Power BI permite que a empresa atenda às conformidades da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), configurando os padrões de defesa e privacidade do sistema.

Por isso, a integração entre as ferramentas oferece muitas funcionalidades e vantagens ao setor empresarial. Vale lembrar ser fundamental contar com uma equipe especializada para evitar maiores transtornos.

Qual as particularidades na integração com o sistema Fenícia ERP?

O ERP Fenícia é uma solução empresarial completa que integra vários recursos da empresa em um só lugar de maneira rápida e simplificada. Por isso, sua integração com o Power BI é feita de forma muito tranquila.

Sendo assim do faturamento ao controle de estoque, integração de e-commerce com lojas físicas. Quando a integração com Power BI é executada, é possível, além das análises fiscais e operacionais, prever o comportamento do cliente.

Por fim, compreender as particularidades dos softwares e sistemas que a sua empresa utiliza, aliado às possibilidades que a integração com Power BI oferece, melhora a competitividade da empresa e contribui para o sucesso e expansão dos negócios.

Ficou ainda mais interessado no assunto? Aproveite a oportunidade e confira nosso artigo sobre as vantagens da implementação do Power BI.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.