Informação é um dos recursos de maior valor no mundo atual. Saber mais sobre o mercado, seus clientes e seus concorrentes é fundamental para poder tomar boas decisões. Não só isso, mas essa informação deve estar sempre atualizada para que possa te ajudar a tomar decisões estratégicas. Por isso, cada vez mais negócios investem em análise de dados em tempo real.
Com o planejamento certo, você pode usar essas ferramentas para otimizar diferentes aspectos do seu negócio. Basta entender quais são os principais desafios envolvidos e como você pode se preparar de acordo.
Acompanhe e entenda mais sobre a importância da análise de dados em tempo real para sua empresa.
Quais são os benefícios da análise de dados em tempo real?
Aanálise de dados é um processo indispensável para o crescimento de qualquer negócio. É assim que você identifica novas oportunidades para aprimorar seus produtos e serviços, além de identificar nichos menos explorados do mercado.
A análise em tempo real é o próximo passo na implementação desses recursos. Ela permite a implementação dessas mudanças de forma mais ágil e eficiente. Algo muito importante para aproveitar janelas de oportunidade mais estreitas e entregar o melhor serviço ao seu cliente.
Como implementar a análise de dados em tempo real?
Se você quer aplicar a análise de dados em tempo real em seu negócio, é importante tomar algumas medidas. Veja aqui os passos mais importantes.
Adote uma ferramenta de business intelligence
Para poder fazer a coleta e análise de dados em tempo real, você precisa contar com umaferramenta de BI em sua empresa. Há muitas opções disponíveis, como o Power BI, Pentaho e o Tableau. Cada um com vantagens específicas que você deve considerar em sua escolha.
Faça a integração com seu banco de dados
Mesmo sem uma ferramenta própria, você já deve ter um banco de dados próprio da sua empresa. Para poder fazer a coleta e análise de dados em tempo real, é fundamental que essas novas ferramentas sejam integradas com seus dados internos, permitindo sua atualização rápida.
Automatize a coleta de informações
Para garantir que suas análises lidam com informações sempre atualizadas, é fundamental automatizar a coleta e classificação desses dados. Algo que também é mais fácil de alcançar com aintegração do seu banco de dados.
Invista em segurança e governança de dados
Quanto mais informação você armazena em sua empresa, mais importante é ter uma política forte de governança e segurança de dados. Isso significa investir em ferramentas de proteção e controle para evitar o acesso indevido às informações em sua empresa. Algo essencial para quem lida com dados sensíveis de clientes.
A análise de dados em tempo real é um ótimo recurso para otimizar o desempenho da sua empresa. Com a ajuda dessas ferramentas, será bem mais fácil tomar decisões estratégicas, seja no curto prazo ou a longo prazo.
Quer encontrar as soluções que precisa para alcançar o melhor desempenho de dados em seu negócio? Então entre em contato com aKnow Solutions e conheça nossos serviços.
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?