Você sabe quais são os principais benefícios do Big Data no RH? Não?! Então aqui é o seu lugar, pois elaboramos este conteúdo para falar exatamente sobre isso. Antes de mais nada, é importante deixar claro que a aplicação desse conceito só é possível por meio da tecnologia, mais especificamente pela adoção de softwares específicos para tal fim.

Outra observação pertinente, nesse caso, é que o termo “Big Data” é utilizado para descrever o imenso volume de dados que uma empresa pode gerar em relação ao seu próprio negócio e ao mercado como um todo.

Dito isso, apresentamos a seguir os pontos mais relevantes no que se refere ao Big Data no RH. Não perca essa leitura em hipótese alguma. Vamos lá!?

Como o Big Data está revolucionando o RH das empresas?

Diversas são as formas pelas quais essa revolução está acontecendo. Uma delas é o fato de que o Big Data permite aos profissionais do setor identificar não apenas os principais talentos da organização, mas qual deles tem o potencial para se tornar um dos líderes em casos de sucessão.

Outra maneira é o uso dessa tecnologia para diagnosticar as lacunas de conhecimento dos funcionários, contribuindo, assim, para uma melhor definição das capacitações e treinamentos.

Além disso, o Big Data no RH também auxilia na identificação dos padrões e tendências comportamentais dos seus colaboradores. Nesse sentido, o cruzamento dos dados ajuda na descoberta dos elementos que os engajam e os motivam — o que é fundamental para torná-los mais produtivos.

Quais são os seus principais benefícios?

Na sequência, mostramos as suas principais vantagens. Confira!

Otimização de tempo

O Big Data agiliza e facilita os processos seletivos. Por meio de sua utilização, o RH da empresa conseguirá realizar a triagem dos candidatos e fazer a identificação dos seus valores de modo muito mais rápido e assertivo.

Análise preditiva

As análises preditivas merecem todo o destaque. Isso porque essa possibilidade dá ao negócio as estimativas de sucesso que um determinado profissional teria em uma função específica caso fosse contratado.

Embora não seja possível obter previsões 100% eficientes, não há o que discutir quanto à verdade de que elas favorecem significativamente os processos de escolha. A probabilidade de que elas se concretizem é bastante considerável.

Contratações mais assertivas

Como consequência das vantagens apresentadas, outra será criada: a maior assertividade das contratações. Escolher quem serão os novos colabores será uma tarefa muito mais fácil, segura e, o melhor de tudo, com mais qualidade!

Para finalizar, pense no impacto que o Big Data no RH pode causar no negócio como um todo. Por promover melhores contratações e identificar os reais talentos da empresa, várias são as áreas que podem tirar proveito da sua aplicação.

Entretanto, não poderíamos esquecer de dizer que para conseguir bons resultados o recomendado é contratar um parceiro especializado em Business Intelligence para aplicar o Big Data no RH.

Por essa razão, entre em contato conosco agora mesmo, nossas soluções são direcionados não somente para este fim, como também para outros igualmente importantes.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.