Em um mundo abarrotado de informação, em que os meios físico e digital têm se tornado cada vez mais integrados, é essencial recorrer a uma estratégia tecnológica eficiente para fortalecer a coleta e a análise dos dados, que influenciam diretamente as atividades de uma companhia.
Muitas vezes, o conceito de Big Data é apresentado de forma superficial, explorando pouco as suas principais características. O termo é conhecido, mas não os seus componentes cruciais.
Afinal, como ele gerencia um número robusto de informações tecnológicas, de forma organizada e tornando-as facilmente acessíveis? Neste post, você vai entender como os Big Data Vs potencializam a modernização e a competitividade de uma empresa. Acompanhe!
Volume
Como o Big Data se estabeleceu para lidar com uma quantidade cada vez maior de informações digitais, seu V mais conhecido é justamente o volume. Até 2021, o tráfego global de dados móveis atingirá 587 exabytes anuais. Repare que estamos falando apenas dos dados móveis.
O volume já é assustador, mas vai continuar crescendo. É preciso, portanto, investir em ferramentas para analisar esses dados e transformá-los em informação valiosa para as empresas.
Variedade
O Big Data lida com dados estruturados, semiestruturados e não estruturados. Essas informações aparecem sob a forma de vídeos, áudios, imagens, posts de redes sociais, cookies de navegadores etc. É variedade que não acaba mais, e tudo é devidamente destrinchado pela ferramenta.
Velocidade
Esse V se relaciona à rapidez em que os dados são criados, gerados, produzidos e acessados. Eles se multiplicam na rede de forma acelerada, e a análise do Big Data permite que o gestor se beneficie de uma velocidade que acompanhe esse fluxo. Afinal, sem velocidade, as informações colhidas podem se tornar desatualizadas rapidamente.
Veracidade
A veracidade tem a ver com a procedência e a confiabilidade da informação extraída e tratada. Também se relaciona ao contexto e à qualidade da análise.
O conhecimento sobre a veracidade dos dados ajuda as empresas a entender as decisões e os riscos envolvidos, a partir de conjuntos específicos de elementos analisados.
Variabilidade
Como mencionamos, o Big Data trabalha com diferentes níveis de estruturação dos dados. A variabilidade, portanto, é a oscilação nos níveis dos dados colhidos e trabalhados. Como essas informações vêm de múltiplas fontes, dizemos que o nível é variável.
Validade
A validade se diferencia da veracidade por se relacionar à precisão dos dados trabalhados. Da ampla quantidade de informações que serão analisadas, nem todas poderão ser utilizadas e convertidas em recursos úteis às empresas.
Volatilidade
Por quanto tempo os dados são úteis? O que é relevante hoje, será imprescindível ou descartável amanhã? A volatilidade é o processo pelo qual a pertinência da informação é medida.
Como pudemos perceber, o Big Data é multifacetado e tem muito a oferecer na gestão do seu negócio. Por isso, uma empresa séria e habilitada pode ajudá-lo não apenas na otimização das informações colhidas, mas também na seleção de melhores fornecedores.
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