Não há como trabalhar em um mercado tão competitivo como o brasileiro sem conhecer bem os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a uma gama maior de empresas. Assim, é possível fazer uso do Business Intelligence como diferencial competitivo.
Com a expansão do big data e da Internet das Coisas, a quantidade de informações que são geradas em meios digitais nunca foi tão grande. São dados de consumo e de perfil socioeconômico que, se bem processados, podem mudar a forma como uma companhia se posiciona no mercado. No texto de hoje, falaremos como isso pode ser feito com o auxílio de sistemas modernos e de baixo custo. Acompanhe!
O que é Business Intelligence?
Basicamente, o Business Intelligence consiste em um conjunto que envolve metodologias, sistemas e tecnologias. Estes, por sua vez, são responsáveis por gerar uma integração entre o negócio, a gestão e o setor de TI. Em outras palavras, o BI gera uma série de informações que, antes, eram praticamente impossíveis de detectar.
Assim, os gestores e colaboradores conseguem, dentro de poucos minutos, identificar, por exemplo, gargalos, desperdícios e ineficiências do negócio.
Como as informações apresentadas são precisas e confiáveis, é possível implementar ajustes e melhorias nos processos da empresa de forma contínua, contribuindo, portanto, para a maximização da eficiência.
Qual a importância do Business Intelligence?
A era digital não só veio para ficar como exige que as empresas se adaptem às novas tecnologias. O BI surge como uma solução que auxilia as organizações a deixarem de lado as decisões de negócio baseadas em achismo e intuição.
A consequência disso é justamente a exploração de novas oportunidades de negócios, que, antes, eram muito difíceis de serem detectadas — uma vez que os dados eram descentralizados e não havia e integração entre o setor de TI, a gestão e o negócio propriamente dito.
O que está por trás de um BI?
Muitos consideram o Business Intelligence como uma “mina de ouro”. Por ser um mecanismo que auxilia na tomada de decisões importantes das empresas, essa é uma estratégia valorizada por muitos administradores de sucesso. O BI pode ser utilizado por todos os setores corporativos na busca de otimização de processos e aumento da produtividade.
O trabalho com BI vai envolver diversas etapas. Ele começa com a identificação de padrões nos dados armazenados, o que permite que o perfil de um público-alvo ou produto seja compreendido com mais precisão. Dessa forma, os setores de vendas e marketing poderão trabalhar com mais foco e qualidade.
O uso de uma solução de BI passará pelas seguintes etapas:
- extração e armazenamento de dados em múltiplas fontes;
- contextualização de informações;
- busca por relações de causa e efeito;
- análise dos registros em busca de padrões;
- criação de estratégias de mercado a partir dos registros obtidos.
A partir do uso de uma série de algoritmos complexos, uma ferramenta de BI vai validar, processar, catalogar e exibir dados importantes para uma empresa.
Assim, verificando em tempo real o perfil dos clientes, o relacionamento com os fornecedores e o progresso das operações internas, por exemplo, os gestores podem tomar decisões com um maior grau de acerto.
Para que se entenda o funcionamento do BI, é preciso ter em mente de que ele é composto por três pilares: coleta de dados, organização e análise e ação e monitoramento. Acompanhe as subseções a seguir e conheça-os melhor.
Coleta de dados
Nessa primeira etapa, os gestores escolhem o que será coletado. Vale salientar que é possível obter informações tanto com base em dados estruturados como não-estruturados. Como exemplo do primeiro tipo, podemos citar relatórios de vendas e planilhas com informações financeiras do negócio.
Com relação ao segundo, um forma de dado não-estruturado é a interação dos consumidores com o site do negócio ou com as redes sociais, onde eles fazem comentários e avaliações sobre os produtos ou serviços prestados, por exemplo.
Além disso, existe a possibilidade de extrair informações dos próprios sistemas da empresa ou fora dela, por meio de informações sobre o mercado e os concorrentes de nicho, entre outros.
Organização e análise
Após a coleta, os dados são armazenados em bancos, também conhecidos por Data Warehouse. Também é nessa etapa que os gestores e demais profissionais podem visualizar essas informações, com o auxílio de relatórios e dashboards. É exatamente aqui onde se fará uma distinção dos dados que serão de fato úteis para a tomada de decisão.
Ação e monitoramento
Além de auxiliar na ação, é preciso ressaltar que o BI tem também como característica o monitoramento. Para que uma estratégia seja efetiva, é essencial acompanhar constantemente os seus resultados, escolhendo indicadores e métricas que façam sentido dentro da dinâmica do negócio.
Pode-se considerar o BI como um processo cíclico, uma vez que os dados do monitoramento também servirão para retroalimentar as bases de dados da empresa.
Quais as ferramentas do Business Intelligence?
Para auxiliar gestores e colaboradores, o BI conta com várias ferramentas robustas, que são capazes de fornecer insights relevantes sobre o negócio. As principais delas são:
- Power BI: a solução da Microsoft fornece relatórios com base, por exemplo, em planilhas do Excel;
- Tableau: tem como uma de suas principais características a utilização do Processamento de Linguagem Natural, ou PLN;
- Google Data Studio: é uma solução que pode ser obtida gratuitamente, além de funcionar integralmente na nuvem.
Como tomar decisões com segurança?
Muitos sistemas usam informações como um recurso estratégico. Dessa forma, cria-se uma situação em que importantes decisões são tomadas com base em dados desatualizados ou com um alto grau de imprecisão. Reverter essa situação, onde muitos dados não são úteis, é o papel das soluções de Business Intelligence.
Independentemente do tamanho da sua empresa, é possível utilizar o Business Intelligence como diferencial competitivo. Uma solução que trabalha com essa tecnologia permitirá o acesso a informações detalhadas sobre o seu negócio, a detecção de fraudes e a melhoria na tomada de decisões.
E com o melhor conhecimento da realidade de uma companhia, o desempenho empresarial, assim como a prevenção de riscos, são otimizados em busca de mais inovação e lucros.
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