Se você ainda não utiliza um dashboard de BI para orientar a tomada de decisões da sua empresa, está perdendo tempo e dinheiro. Com o enorme volume de informações gerado pelas soluções digitais atualmente, é possível determinar os próximos caminhos da organização em cima de informações precisas, capazes de indicar os cenários e as tendências.

O BI é essencial para a empresa monitorar e otimizar os seus processos continuamente. Além disso, auxilia na identificação e correção rápidas de gargalos operacionais e pontos de ineficiência do negócio, que implicam em custos adicionais e menor competitividade. Neste post, vamos falar um pouco sobre o Business Intelligence e mostrar como o dashboard de bi ajuda no processo decisório. Confira!

Qual o papel do Business Intelligence?

O BI pode ser definido como a aplicação da coleta, organização e compreensão de dados para uma tomada de decisões precisa e investimentos com mais chances de retorno. As organizações que entendem a importância do conceito e o aplicam de maneira consistente conseguem alcançar resultados mais interessantes e se destacar diante da concorrência, atendendo as necessidades do mercado.

Os dados coletados podem ser tanto de fontes internas como externas. No primeiro caso, o Business Intelligence auxilia os processos da empresa a serem mais alinhadas com o planejamento estratégico, ou ainda, pode propor mudanças neste plano. Já em relação às fontes externas, o BI mostra aos gestores, por exemplo, a performance dos concorrentes do setor, apontando os aspectos que impactaram o volume de vendas de seus produtos ou serviços.

Como o dashboard BI é usado?

O dashboard é uma ferramenta importante para que o Business Intelligence funcione. Trata-se de um painel com as informações mais relevantes para o negócio, que podem ser customizadas de acordo com a necessidade do gestor. Esses dados abordam os setores financeiro, logístico, comercial, entre outros departamentos importantes.

Com o uso dos dashboards, é possível ter uma visão mais completa dos indicadores e métricas importantes para o negócio, relacionar esses dados e tomar decisões mais maduras, baseadas em fatos concretos. A intenção é evitar que o gestor realize ações baseadas somente na sua intuição, ou em informações de mercado defasadas. Se houve queda nas vendas em determinado período, por exemplo, o dashboard mostrará de forma clara e objetiva os possíveis fatores que levaram a esse desempenho mais fraco.

Quais são os tipos de dashboard?

Esses painéis geralmente possuem dois tipos principais: o analítico e o operacional.

Analítico

Apresenta os dados de determinado período, com foco em uma análise mais aprofundada de padrões do mercado e tendências no setor. Nesse modelo, as informações devem apresentar uma boa distribuição visual, estarem atualizadas e basearem-se em históricos, dando um contexto para as mudanças percebidas.

Operacional

O dashboard operacional é voltado para o controle das métricas da empresa, permitindo o acompanhamento das metas e dando uma visualização clara do desempenho organizacional.

Com essas informações, é possível fazer uma gestão mais eficiente e entender a necessidade de alterações para alcançar os objetivos.

Quais os benefícios do dashboard de BI?

O dashboard de BI tornou-se fundamental na competitividade de um negócio. Isso porque ele ajuda gestores a se atualizarem constantemente em relação às tendências do mercado e hábitos de consumo, por exemplo. Para entender melhor porque ele é tão benéfico, acompanhe as subseções a seguir!

Eficiência na análise de dados

Para tomar decisões acertadas, os gestores precisam ter em mãos informações claras e objetivas. Dessa forma, ele passa a ter condições de saber quais as reais necessidades do negócio, em vez de lidar com muitos dados, que pouco ou nada dizem na prática. Isso também contribui na maior agilidade na tomada de decisões, algo tão crucial para manter os processos alinhados com o plano estratégico e manter o negócio competitivo.

Transparência

Outro ponto atrelado à eficiência na análise dos dados é a transparência. Para isso, a escolha prévia das métricas relevantes ao negócio faz toda a diferença, pois elimina dados que não agregam às necessidades da empresa. Na prática, cada setor analisado tem a sua performance devidamente mensurada, apresentando os pontos fortes e aqueles a serem melhorados.

Acesso fácil e imediato

A agilidade do gestor na tomada de decisão está diretamente relacionada com a facilidade de acesso no dashboard de BI. É possível acessar dados em qualquer lugar, o que reforça o aspecto da mobilidade, eliminando a limitação de somente atuar em um escritório. Economiza-se um tempo que pode ser usado para outras atividades, que demandam habilidades estratégicas e criativas de um colaborador, por exemplo.

Informações personalizadas

Empresas de mesmo porte e setor possuem particularidades e necessidades diferentes. Nesse sentido, o dashboard de BI pode ser personalizado para cada negócio, ajudando-o a alcançar sempre melhores resultados, por meio de ajustes e aprimoramentos constantes em seus processos.

Melhor comunicação entre as equipes

O dashboard de BI torna mais fluido o compartilhamento de dados entre os setores e, por consequência, a comunicação. Os gestores passam a enxergar o negócio de forma integral, de modo que nenhum processo ou atividade passem despercebidos. Em vez de trabalharem isolados, os departamentos da empresa têm as suas informações integradas e centralizadas em uma única tela, solucionando gargalos e ineficiências operacionais.

Quais modelos podem ser aplicados nos dashboards?

Uma das grandes vantagens que um bom dashboard apresenta é a sua capacidade de customização. Como o objetivo da ferramenta é de analisar dados, o gestor pode escolher quais referências vai usar para a análise específica, seja para uma reunião interna, seja para apresentar informações para os stakeholders.

Isso vale também para o formato de leitura dos dados. Eles podem ser apresentados em gráficos, planilhas, infográficos, comparativos, etc. Com um bom software, é possível adaptar a informação para o modelo que apresente melhor legibilidade para a ocasião e que permita uma análise mais apurada.

O dashboard de BI é uma ferramenta importante para guiar o crescimento da empresa e permitir a elaboração de estratégias eficazes e em tempo hábil. A Know Solutions conta com uma tecnologia que permite o uso inteligente do dashboard, com a personalização de acordo com o objetivo da empresa para aquela reunião ou análise específica. Essa versatilidade é indispensável para que as decisões sejam ágeis e precisas.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.