Se você ainda não utiliza os dados para orientar a tomada de decisões da sua empresa, está perdendo tempo e dinheiro. Com o enorme volume de informações gerado pelas soluções digitais atualmente, é possível determinar os próximos caminhos da organização em cima de informações precisas, capazes de indicar os cenários e as tendências.

Neste post, vamos falar um pouco sobre o Business Intelligence e mostrar como o dashboard bi ajuda no processo decisório. Confira!

Qual o papel do Business Intelligence?

O BI pode ser definido como a aplicação da coleta, organização e compreensão de dados para uma tomada de decisões precisa e investimentos com mais chances de retorno. As organizações que entendem a importância do conceito e o aplicam de maneira consistente conseguem alcançar resultados mais interessantes e se destacar diante da concorrência, atendendo as necessidades do mercado.

Como o dashboard BI é usado?

O dashboard é uma ferramenta importante para que o Business Intelligence funcione. Trata-se de um painel com as informações mais relevantes para o negócio, que podem ser customizadas de acordo com a necessidade do gestor. Esses dados abordam os setores financeiros, logístico, comercial, entre outros departamentos importantes.

Com o uso dos dashboards, é possível ter uma visão mais completa dos indicadores e métricas importantes para o negócio, relacionar esses dados e tomar decisões mais maduras, baseadas em fatos concretos.

Quais são os tipos de dashboard?

Esses painéis geralmente possuem dois tipos principais: o analítico e o operacional.

Analítico

Apresenta os dados de determinado período, com foco em uma análise mais aprofundada de padrões do mercado e tendências no setor. Nesse modelo, as informações devem apresentar uma boa distribuição visual, estarem atualizadas e basearem-se em históricos, dando um contexto para as mudanças percebidas.

Operacional

O dashboard operacional é voltado para o controle das métricas da empresa, permitindo o acompanhamento das metas e dando uma visualização clara do desempenho organizacional.

Com essas informações, é possível fazer uma gestão mais eficiente e entender a necessidade de alterações para alcançar os objetivos.

Quais modelos podem ser aplicados nos dashboards?

Uma das grandes vantagens que um bom dashboard apresenta é a sua capacidade de customização. Como o objetivo da ferramenta é de analisar dados, o gestor pode escolher quais referências vai usar para a análise específica, seja para uma reunião interna, seja para apresentar informações para os stakeholders.

Isso vale também para o formato de leitura dos dados. Eles podem ser apresentados em gráficos, planilhas, infográficos, comparativos, etc. Com um bom software, é possível adaptar a informação para o modelo que apresente melhor legibilidade para a ocasião e que permita uma análise mais apurada.

A Know Solutions conta com uma tecnologia que permite o uso inteligente do dashboard, com a personalização de acordo com o objetivo da empresa para aquela reunião ou análise específica. Essa versatilidade é indispensável para que as decisões sejam ágeis e precisas.

O Dashboard BI é uma ferramenta importante para guiar o crescimento da empresa e permitir a elaboração de estratégias eficazes e em tempo hábil.

Se você precisa de uma solução capaz de fornecer esses relatórios com qualidade, entre em contato conosco!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.