A tecnologia é fundamental para uma empresa gerar valor ao consumidor, especialmente depois que a transformação digital adentrou em muitos setores e causou mudanças profundas. Nesse cenário, as organizações precisam estar atentas às novas tendências e soluções, do contrário, ficarão atrás da concorrência e terão dificuldades em atrair e reter clientes.

Além da tecnologia, é fundamental que os colaboradores da empresa estejam aptos para lidar com essas soluções, no intuito de obterem o máximo aproveitamento delas. Em outras palavras, além das habilidades técnicas para lidar com as ferramentas, é preciso que os profissionais desenvolvam um novo mindset corporativo — uma nova cultura organizacional voltada para dados.

Quer saber mais sobre a importância do uso de dados na estratégia da sua empresa? Continue, então, a leitura do nosso artigo!

Por que a empresa deve utilizar dados para gerar valor ao cliente?

O cliente da atualidade está mais conectado, o que significa, na prática, que ele tem um acesso muito mais fácil à informação do que antigamente. Antes de alguém se decidir pela compra de um produto ou contratação de um serviço, é possível obter referências a respeito de uma empresa, o que obviamente vai impactar a sua decisão.

Dado o contexto, quanto mais as empresas utilizam ferramentas de análises de dados, mais elas serão capazes de identificar tendências de consumo e inúmeras outras informações relevantes sobre o público.

O Big Data e o Business Intelligence são responsáveis, respectivamente, por coletar um grande volume de dados e auxiliar na obtenção de insights que sirvam de base para a tomada de decisão e o planejamento estratégico. Acompanhe a seguir algumas dicas que daremos sobre como gerar valor ao cliente por meio da análise e interpretação de dados.

Previsão de demanda

Uma informação essencial para a empresa é saber o quanto ela terá de demanda em uma determinada época. Coletando dados dos consumidores e do mercado, é possível obter estimativas bastante precisas, possibilitando que campanhas de publicidade sejam voltadas para a promoção de um produto, além de gerir melhor os itens do estoque, por exemplo.

Monitoramento de indicadores relevantes

Medir a performance é fundamental para dizer se o planejamento estratégico está ou não surtindo os resultados esperados. Sobre esse aspecto, deve-se escolher quais são os indicadores mais relevantes e relacionados ao segmento do negócio, visto que existe uma infinidade deles. Vale salientar que o monitoramento é um processo cíclico, portanto, deve ocorrer continuamente na empresa.

Compreensão das necessidades individuais dos clientes

OBig Data e o Business Intelligence são ferramentas capazes de prover informações detalhadas sobre os consumidores. Isso contribui para uma abordagem mais personalizada e humanizada, o que aumenta as chances de fechar negócio com esse cliente. Em termos de software, um ERP e um CRM são exemplos de ferramentas que podem ser adotadas para obter os benefícios das duas tecnologias.

Que cuidados a empresa deve tomar na hora de interpretar dados?

Um dos principais equívocos que os gestores e colaboradores podem cometer é com relação à escolha equivocada dos indicadores de monitoramento. Se as decisões de negócio forem tomadas nessas condições, haverá o risco de prejudicar a entrada de receitas, ou a empresa pode ter custos desnecessários que não foram identificados previamente. Não obstante, se a equipe tiver pouca capacitação e expertise para interpretar os dados, os resultados também não serão satisfatórios.

Para uma empresa gerar valor ao consumidor, ela deve se inserir na transformação digital. A análise e a interpretação de dados fornecem insights valiosos, que servem de base para a tomada de decisão e o planejamento estratégico. Portanto, não perca tempo e faça com que o seu negócio cresça e tenha cada vez mais capacidade de atrair e reter clientes!

Agora que você entendeu como os dados ajudam a empresa a gerar valor ao cliente, continue no blog da Know Solutions e conheça a relação entre banco de dados e Business Intelligence!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.