O Power BI é uma solução de Business Intelligence desenvolvida pela Microsoft com a finalidade de unificar os dados gerados de diferentes origens, para dessa forma analisar o comportamento dos clientes e definir estratégias comerciais e de posicionamento da empresa.
Para te ajudar na tarefa de entender mais sobre a versão de Power BI que sua empresa utiliza, preparamos esse conteúdo com 4 versões do Power Bi disponíveis no mercado. Confira!
1. Power BI Desktop
Essa versão da ferramenta também é conhecida como Power BI Free. É um aplicativo instalado no desktop da máquina e de uso gratuito. Ele trabalha de maneira conectada com o Service, que permite a criação de relatório de forma interativa.
Dessa forma, é possível criar, salvar e publicar as informações e relatórios diretamente no site da empresa e assim compartilhar com as demais pessoas. Reforçando que se você já tem o Office 360, esse serviço já vem incluso. Basta se inscrever e utilizar.
2. Power BI Mobile
Aqui temos a versão mobile nativa do Business Intelligence, que se encontra disponível para Android, iOS e Windows. Por meio da aplicação, é possível ter um acesso seguro aos dashboards e relatórios, tudo isso em tempo real. Nesse caso, os dados não precisam estar armazenados em um servidor local ou na nuvem, necessariamente.
Além disso, os usuários podem criar e compartilhar relatórios, configurar alertas de notificações push para o dispositivo e assim ter um maior controle de todos os processos de trabalho.
3. Power BI Pró
Sem muita diferença comparado à versão Desktop, ou seja, as opções de visualização, capacidade de armazenamento e tamanho de upload são muito parecidas. Contudo, nesta versão, é possível compartilhar informações, relatórios e dashboards com outros usuários que utilizem a versão Pró.
Vamos reforçar que a versão Pró permite a criação de Workspaces onde é possível compilar os relatórios, painéis e criar um material muito mais rápido e acessível a todos os níveis de usuários envolvidos.
4. Power BI Premium
Nesse caso, é a melhor forma de obter acesso ao Business Intelligence, já que, ao invés de ser feita a aquisição de licenças por usuário individual, o pagamento da licença é feito pela capacidade e quantidade de espaço de processamento que o seu negócio precisa.
O serviço Premium é direcionado para organizações que gerem alto volume de dados e precisam de acesso extensivo do app, com toda a infraestrutura e suporte oferecido pela Microsoft para o desenvolvimento das atividades.
Para escolher a solução mais adequada para a sua empresa, uma dica que podemos deixar para você é entender o momento do seu negócio. Para isso, tenha em mente onde você está, onde quer chegar e quanto tempo tem para isso. Não tenha dúvidas, o Power BI vai ajudar nessa jornada.
Por fim, poderíamos citar outras versões existentes, porém essas são as principais que você precisa conhecer para começar a entender mais desse universo da ciência de dados que envolve o Business Intelligence.
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Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?