Sabia que fazer um calendário DAX no Power BI pode ser mais fácil do que se imagina? O procedimento, uma vez feito, é capaz de permitir análises de dados mais enxutas e precisas, de modo que o usuário não vai precisar lidar naquele momento com um excesso de informações.

Neste artigo, vamos mostrar como criar um calendário DAX no Power BI usando código. A ideia é mostrar que o procedimento não é difícil, além de mostrar que esse tipo de calendário é muito importante no contexto da inteligência de negócios. Continue lendo!

O que é e para que serve o calendário Dax?

Uma tabela calendário DAX contém uma lista de datas, normalmente em ordem sequencial. Em geral, ela é criada utilizando uma linguagem de fórmulas chamada DAX, ou Data Analysis Expressions. Na prática, a tabela é frequentemente usada em modelos de análises de dados, como aqueles construídos no Power BI ou Excel, sendo útil em análises temporais.

Algumas das principais finalidades da tabela calendário DAX incluem:

  • análise de tendências e sazonalidades: permite identificar padrões e tendências ao longo do tempo, como picos de vendas em determinados meses do ano;
  • cálculos temporais: ajuda a realizar procedimentos que envolvam períodos, como somas, médias, e contagens, em intervalos específicos;
  • filtros temporais: facilita a aplicação desses filtros por datas em relatórios, gráficos e visualizações, permitindo análises detalhadas.

Como criar o calendário Dax no Power BI?

Uma das formas de criar o calendário na ferramenta da Microsoft é por meio das funções da linguagem DAX. Esta é considerada bastante prática, sendo que o primeiro passo é clicar em “Nova tabela” na faixa de opções de modelagem do Power BI.

Além de criada uma nova tabela, vai surgir também uma linha de código para que você use a linguagem DAX. Em seguida, você deve apagar a expressão “Tabela =” e digitar a seguinte instrução:

Calendar ioDAX =

CALENDAR (DATE (2023; 01; 01); DATE ( 2024; 12; 31))

Após escrever a instrução acima, basta apertar enter. As datas foram escolhidas como forma de dizer que a tabela terá uma vigência de dois anos. Logo, todos os dados serão colocados nas datas referentes a esse intervalo.

Por que usar essas dicas?

A linguagem DAX não é difícil de usar. No caso da função CALENDAR, os seus parâmetros são expressões cuja saída será uma data, e isso faz com que não seja preciso usar datas fixas na hora de codificar: é possível usar outras informações para o Power BI entregar a resposta que se deseja.

Por consequência, a análise de dados se torna mais limpa, facilitando o trabalho do colaborador. Em outras palavras, o retorno da instrução será apenas o intervalo que interessa, em vez de uma faixa maior de dados.

O calendário DAX no Power BI, como vimos, é fácil de fazer, não é mesmo? Com esse tipo de documento, é possível fazer muitos procedimentos importantes, como filtragens precisas de dados, cálculos temporais e análises de padrões e tendências.

Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos de BI em seu e-mail!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.