O data driven business é fundamental para as empresas captarem e fidelizarem clientes. Isso porque é uma solução ligada à transformação digital, que está se tornando cada vez mais comum no meio corporativo.
Por meio dessa abordagem, é possível obter inúmeras informações que antes eram de difícil acesso, o que auxilia o negócio a se tornar mais competitivo no mercado.
Nesse cenário, os dados se tornaram um ativo precioso para as empresas, por isso, cabe a elas lançar mão de meios capazes de processá-los. O objetivo é obter informação útil e que auxilie os gestores nas tomadas de decisão. Assim, é possível fazer o ajuste rápido e preciso dos procedimentos que estão dando um resultado aquém do esperado.
Quer saber como adotar o data driven business no seu negócio e obter vários benefícios? Continue a leitura do nosso artigo e aumente os seus conhecimentos sobre o tema!
O que é data driven business?
O termo data driven business significa que uma empresa passou a tomar decisões e fazer planejamentos estratégicos com base em dados — que podem vir de diversas fontes, tanto internas como externas, servindo de base para os gestores acompanharem mais de perto a performance do negócio como um todo.
Quais as vantagens do data driven business?
Em vez de achismo, a empresa passa a se basear em dados. Dessa forma, as decisões serão tomadas com uma maior margem de acerto, o que pode trazer futuramente não só mais receita, mas também clientes fiéis e satisfeitos com a marca. Entre as principais vantagens do data driven business, podemos citar:
- melhoria na gestão, visto que os dados dão uma visão integral do negócio, facilitando a identificação de gargalos e pontos de ineficiência;
- redução da infraestrutura de servidores, pois a empresa pode contratar uma consultoria e migrar os seus dados para a nuvem;
- maior adaptação à mudanças, uma vez que os hábitos dos clientes são propensos a mudar rapidamente, principalmente em virtude da transformação digital.
Como adotar o data driven business?
A implementação do data driven business vai além de ter um software capaz de coletar e processar um grande volume de dados. Veja como acontece a sua adoção na empresa.
Coletar dados
Como foi falado, os dados a serem analisados podem vir de fontes internas e externas ao negócio. Além disso, é preciso estabelecer os chamados KPIs (ou indicadores chave de desempenho), pois eles são importantes na hora de determinar quais informações serão, de fato, relevantes na tomada de decisão e no planejamento estratégico.
Vale destacar que o processamento de todos esses dados deve ser feito de forma automatizada, com auxílio de softwares dotados de Inteligência Artificial e Machine Learning.
Mostrar a importância dos dados
A escolha dos indicadores de desempenho é fundamental para que os colaboradores sejam autônomos na hora de lidar com os dados. Os gestores devem mostrar a importância do data driven business, no intuito de quebrar possíveis resistências por parte dos profissionais em trabalhar com base nessa nova abordagem.
Preparar ferramentas e equipes
Os colaboradores devem não só manusear as ferramentas de software como também aprender a lidar com os dados. Em outras palavras, é preciso ter expertise na hora de estabelecer correlações e inferências entre as informações apresentadas nos relatórios e dashboards. Isso requer que os colaboradores sejam treinados, de modo a desenvolver uma boa capacidade analítica.
O data driven business auxilia as empresas a captarem e fidelizarem clientes. A coleta e processamento de dados, como foi visto, requer não só um software, mas também profissionais dotados de capacidade analítica.
Nesse sentido, a Know Solutions conta com o Pentaho, uma solução que pode se integrar, por exemplo, ao ERP e CRM da empresa, trazendo uma maior inteligência corporativa, além das vantagens que foram apresentadas.
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