O data driven business é fundamental para as empresas captarem e fidelizarem clientes. Isso porque é uma solução ligada à transformação digital, que está se tornando cada vez mais comum no meio corporativo.

Por meio dessa abordagem, é possível obter inúmeras informações que antes eram de difícil acesso, o que auxilia o negócio a se tornar mais competitivo no mercado.

Nesse cenário, os dados se tornaram um ativo precioso para as empresas, por isso, cabe a elas lançar mão de meios capazes de processá-los. O objetivo é obter informação útil e que auxilie os gestores nas tomadas de decisão. Assim, é possível fazer o ajuste rápido e preciso dos procedimentos que estão dando um resultado aquém do esperado.

Quer saber como adotar o data driven business no seu negócio e obter vários benefícios? Continue a leitura do nosso artigo e aumente os seus conhecimentos sobre o tema!

O que é data driven business?

O termo data driven business significa que uma empresa passou a tomar decisões e fazer planejamentos estratégicos com base em dados — que podem vir de diversas fontes, tanto internas como externas, servindo de base para os gestores acompanharem mais de perto a performance do negócio como um todo.

Quais as vantagens do data driven business?

Em vez de achismo, a empresa passa a se basear em dados. Dessa forma, as decisões serão tomadas com uma maior margem de acerto, o que pode trazer futuramente não só mais receita, mas também clientes fiéis e satisfeitos com a marca. Entre as principais vantagens do data driven business, podemos citar:

  • melhoria na gestão, visto que os dados dão uma visão integral do negócio, facilitando a identificação de gargalos e pontos de ineficiência;
  • redução da infraestrutura de servidores, pois a empresa pode contratar uma consultoria e migrar os seus dados para a nuvem;
  • maior adaptação à mudanças, uma vez que os hábitos dos clientes são propensos a mudar rapidamente, principalmente em virtude da transformação digital.

Como adotar o data driven business?

A implementação do data driven business vai além de ter um software capaz de coletar e processar um grande volume de dados. Veja como acontece a sua adoção na empresa.

Coletar dados

Como foi falado, os dados a serem analisados podem vir de fontes internas e externas ao negócio. Além disso, é preciso estabelecer os chamados KPIs (ou indicadores chave de desempenho), pois eles são importantes na hora de determinar quais informações serão, de fato, relevantes na tomada de decisão e no planejamento estratégico.

Vale destacar que o processamento de todos esses dados deve ser feito de forma automatizada, com auxílio de softwares dotados de Inteligência Artificial e Machine Learning.

Mostrar a importância dos dados

A escolha dos indicadores de desempenho é fundamental para que os colaboradores sejam autônomos na hora de lidar com os dados. Os gestores devem mostrar a importância do data driven business, no intuito de quebrar possíveis resistências por parte dos profissionais em trabalhar com base nessa nova abordagem.

Preparar ferramentas e equipes

Os colaboradores devem não só manusear as ferramentas de software como também aprender a lidar com os dados. Em outras palavras, é preciso ter expertise na hora de estabelecer correlações e inferências entre as informações apresentadas nos relatórios e dashboards. Isso requer que os colaboradores sejam treinados, de modo a desenvolver uma boa capacidade analítica.

O data driven business auxilia as empresas a captarem e fidelizarem clientes. A coleta e processamento de dados, como foi visto, requer não só um software, mas também profissionais dotados de capacidade analítica.

Nesse sentido, a Know Solutions conta com o Pentaho, uma solução que pode se integrar, por exemplo, ao ERP e CRM da empresa, trazendo uma maior inteligência corporativa, além das vantagens que foram apresentadas.

O que achou deste conteúdo sobre o data driven business e como adotá-lo na empresa? Para que mais pessoas tenham acesso ao artigo, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.