O Data Mapping está relacionado com a adequação das empresas à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A nova legislação entrou oficialmente em vigor no início de 2021 e tem por objetivo assegurar que as informações em posse das empresas estarão resguardadas contra acessos indevidos e quaisquer outros sinistros relacionados com a privacidade de dados.
Dito isso, as empresas precisam fazer o trabalho de organizar todos osdados referentes a clientes, colaboradores e fornecedores, de modo a garantir a conformidade com a LGPD. Para entender melhor sobre o que é Data Mapping, qual a sua importância e como elaborar na empresa, continue a leitura do nosso artigo até o final!
O que é Data Mapping?
Também conhecido por mapeamento ou inventário de dados, o Data Mapping é um documento que contém não só os dados em posse da empresa, mas também a categorização deles. Com isso, é possível avaliar o quão a companhia é eficiente ou não no tocante à privacidade de dados dos clientes, fornecedores e colaboradores. Na prática, é preciso fazer um trabalho bastante árduo de coletar as informações de todos os departamentos da empresa, sendo que, inicialmente, eles não estão organizados da maneira como deveriam estar. Além disso, o Data Mapping visa responder perguntas básicas como:
- verificar se os dados são pessoais ou não;
- local onde estão guardados;
- a maneira com que foram coletados;
- quem acessa e utiliza os dados;
- tempo em que os dados ficam mantidos na empresa;
- como eles são tratados;
- lugar de processamento dos dados, que pode ser, por exemplo, em servidores físicos e na nuvem, ou ainda em bancos de dados.
Qual a importância do Data Mapping?
Com base no conceito e nas respostas que o Data Mapping visa responder, chega-se à conclusão de que esse inventário é indispensável dentro da empresa. Isso porque, em caso de vulnerabilidades que podem comprometer a integridade e a proteção dessas informações, podem ser adotadas medidas de mitigação, sendo que essas falhas só podem ser identificadas conforme é feito o mapeamento.
Como criar um Data Mapping na empresa?
A criação do inventário de dados, além de precisar ser feita em uma ferramenta adequada, requer a participação de pessoas com conhecimentos técnicos e jurídicos. Dentre os principais pontos que devem estar contidos no Data Mapping podemos citar:
- tipo de dados;
- volume de dados;
- etapas do fluxo de dados, que correspondem à coleta, armazenagem,sanitização, enriquecimento, processamento, segmentação, inferências, transferências e descarte;
- tecnologias empregadas, como banco de dados;
- armazenamento dos dados, que pode ser interno ou externo à empresa;
- origem dos dados, que pode vir de fontes como o site e as redes sociais da empresa;
- política de privacidade dos dados;
- segurança da informação;
- direito dos titulares.
O Data Mapping é um documento que ajuda as empresas a se adequarem à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Como vimos ao longo do texto, a criação do inventário permite identificar pontos vulneráveis na privacidade desses dados, que podem ser mitigados posteriormente e evitar que a companhia sofra punições por não estar em conformidade com a LGPD.
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testando comentário mais arualizado
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Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
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