A mensuração de resultados da empresa é, entre outras coisas, o norte para a tomada de melhores decisões. Além disso, significa comparar os objetivos e metas traçados com o que está acontecendo na prática, de modo que ajustes e melhorias sejam realizados. Logo, sem mensuração, os gestores não têm nenhuma referência de como o negócio está e onde se pretende chegar.

Por isso, é crucial estar atento e fazer essa mensuração de forma correta e com auxílio de ferramentas tecnológicas. Neste texto, vamos trazer algumas dicas que certamente vão facilitar essa prática na companhia, de modo que os gestores entendam com clareza como está a saúde do negócio, tanto no âmbito geral como em relação a cada setor. Boa leitura!

Defina os objetivos

Definir objetivos é ser realista e ter uma ideia a mais exata possível de onde o negócio pretende chegar. Em outras palavras, não adianta, por exemplo, projetar um aumento de 20% em vendas se não há pessoal ou meios suficientes para isso, o que vai gerar somente frustração quando saírem os relatórios de desempenho. Uma boa prática que pode ser adotada é desmembrar um objetivo maior em metas menores, de modo que sejam viáveis e alcançáveis pelos colaboradores.

Conheça bem o seu cliente

Ter o máximo de informações sobre o cliente e seus hábitos de consumo certamente terá impacto direto nos resultados do negócio. No entanto, ainda mais importante é estar sempre a par da dinâmica do mercado, que tende a alterar rapidamente esses hábitos do público.

Como exemplo, imagine o isolamento social provocado pelo novo coronavírus: muitas pessoas tiveram de perder seus empregos e, por consequência, parte do seu poder de compra. Tal fato, portanto, alterou seus hábitos de consumo, principalmente em virtude do aumento nas compras online.

Estabeleça indicadores

Existe uma infinidade de indicadores que podem ser usados na mensuração de resultados. Dito isso, cabe aos gestores escolher aqueles que fazem mais sentido para a realidade da empresa, pois evita o excesso de métricas a serem avaliadas. Assim, trabalha-se com um conjunto enxuto de KPIs ou indicadores-chave de performance, sendo recomendado defini-los no planejamento estratégico.

Use ferramentas de medição

Softwares de Business Intelligence estão entre as principais ferramentas de medição. Em uma interface integrada a diversos sistemas internos da companhia, é possível os gestores terem acesso a informações precisas e atualizadas em tempo real. Melhorias contínuas e ajustes periódicos podem ser feitos nos processos, de modo a manter a empresa sempre competitiva, rentável e alinhada com a transformação digital.

Importância da tecnologia na mensuração de resultados

Além do software de BI, existem vários outros meios de trazer tecnologia à mensuração de resultados. Um chatbot de atendimento, por exemplo, pode fornecer inúmeros dados referentes à experiência dos clientes com os canais online da empresa. Tal ferramenta é capaz de fornecer relatórios minuciosos, que podem ser usados pelos gestores para corrigir falhas e aprimorar processos de forma contínua.

A mensuração de resultados ajuda bastante os gestores nas tomadas de decisões. Se você busca uma solução para o negócio, saiba que nós da Know Solutions temos um produto voltado para Business Intelligence. Fazemos a integração com os sistemas internos da sua empresa, além de realizarmos consultorias e treinamentos em Business Intelligence.

Entre em contato com nosso time e obtenha mais informações de como a Know Solutions pode ajudar na mensuração de resultados do seu negócio!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.