Mais do que nunca, informação é o recurso de maior valor em muitas empresas. Por isso, cada vez mais negócios investem em Business Intelligence, seja na coleta de dados ou em ferramentas para facilitar seu processamento. Tudo isso é essencial para o crescimento do negócio a longo prazo.
Apesar disso, nem todos os negócios reconhecem sua importância para seu desenvolvimento. Ou, em outros casos, não aplicam suas ferramentas da forma correta. É importante reconhecer o potencial do BI para o seu desenvolvimento e começar a aproveitá-lo quanto antes.
Acompanhe e entenda melhor o papel do Business Intelligence no crescimento do negócio.
Quais são os principais benefícios do BI no crescimento do negócio?
Ao utilizar as ferramentas de BI certas, seu negócio tem acesso a várias oportunidades de aprimoramento e crescimento. Veja aqui alguns dos seus principais benefícios.
Insights de mercado
A coleta de dados em larga escala é apenas o primeiro passo. Com o processamento adequado, você pode analisar o mercado de forma mais completa e holística, te ajudando a gerar insights. É assim que você encontra novas oportunidades para se destacar e captar mais clientes.
Tomada de decisões estratégicas
Outra função importante do Business Intelligence é facilitar a tomada de decisões estratégicas, as quais podem ter repercussões em toda a empresa. Com um entendimento melhor do mercado e do seu funcionamento interno, é mais fácil tomar decisões que tragam resultados positivos para o seu negócio.
Melhora da eficiência operacional
Outro ponto muito importante para o crescimento do negócio é a redução de custos operacionais. Com as ferramentas de BI, você pode identificar desperdícios e pontos de melhoria em seus processos internos, o que promove a produtividade sem aumentar suas despesas.
Como o BI pode ser aplicado ao crescimento do negócio?
Com o planejamento certo, você pode utilizar o Business Intelligence em vários aspectos do seu negócio. Veja aqui alguns dos principais exemplos.
Benchmarking
Um dos usos mais comuns das ferramentas de BI é na avaliação do mercado. Em particular, no benchmarking de diversos aspectos, como a expectativa do público e os preços praticados. Com isso, você pode se planejar de forma mais eficaz antes de comprometer seus recursos com qualquer estratégia.
Avaliação de desempenho
Outro processo muito importante para o crescimento do negócio é a análise de desempenho dos colaboradores. Entender a fundo como sua equipe atua, seus pontos fortes e onde precisam de mais treinamento é fundamental para otimizar seus processos e a qualidade do serviço.
Análise preditiva
Com dados suficientes, você pode reconhecer padrões de mercado, identificar tendências e realizar análises preditivas. Assim, você pode se preparar com mais antecedência para as possíveis mudanças no mercado e aproveitar melhor as suas oportunidades.
Agora você entende melhor a relação do Business Intelligence com o crescimento do negócio. Se você investir nas melhores ferramentas e processos, pode extrair muito mais rentabilidade de todos os aspectos da sua empresa.
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Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?