Com os avanços da tecnologia digital, as empresas têm acesso a cada vez mais informação para gerar insights e tomar decisões estratégicas. Porém, para que estes dados possam contribuir com seu desempenho, é importante investir na melhor integração de sistemas em seu negócio.
Com as ferramentas certas, você melhora a organização e visualização desses dados para toda a equipe. Assim, é mais fácil identificar oportunidades e tomar decisões com base nessas avaliações. Especialmente se o seu negócio lida com dados provenientes de múltiplas fontes.
Acompanhe e entenda melhor o papel da integração de dados na empresa e como esse processo pode ser realizado.
O que é e qual é a importância da integração de sistemas para a empresa?
A integração de sistemas é o processo de unir diferentes softwares que a empresa utiliza no dia a dia, de modo que eles possam funcionar em conjunto. Para isso, é usada uma plataforma que faz essa integração, permitindo a troca mais eficiente de informações.
Essa abordagem oferece diversos benefícios para seu negócio. Veja a seguir os principais deles.
Facilita a tomada de decisões estratégicas
A integração de sistemas permite que cada setor tenha uma visão mais completa sobre a empresa e suas atividades. Algo importante em sua análise de desempenho e tomada de decisões.
Otimiza o uso de recursos
Outro benefício que você deve considerar é a redução dos custos operacionais dentro da empresa. Como todas as informações são acessíveis através da mesma plataforma, a transmissão de dados entre diferentes setores é mais rápida e eficiente. Algo que diminui seu custo de tempo e recursos.
Promove a segurança de dados
Acompanhe de perto todas as informações da empresa também te ajuda a identificar discrepâncias ou erros em certos campos. Algo indispensável para proteger seus dados e evitar o uso de informações inconsistentes.
Como fazer a integração de sistemas em seu negócio?
Se você pretende integrar dados de diferentes sistemas em sua empresa, é importante considerar quais são os métodos disponíveis. Veja a seguir alguns dos principais.
Compartilhamento de dados
Ele consiste em utilizar uma plataforma intermediária entre os demais sistemas da empresa, a qual converte esses dados em um formato legível para os demais programas. Cada equipe ainda utiliza os mesmos sistemas, mas tem acesso a mais informação.
Banco de dados
O método mais simples para promover a integração de sistemas é criar um banco de dados centralizado. Assim, cada sistema acessa uma fonte unificada de informações. É suficiente para empresas que utilizam dados mais simples e fáceis de compartilhar.
APIs
O Application Programming Interface, ou API, é um recurso que compartilha informações em tempo real entre os sistemas. Além de apresentar ótima performance, também tem maior espaço para personalização. Porém, demanda uma equipe bem preparada para aplicar estas ferramentas.
Agora você entende melhor o que é a integração de sistemas e seu propósito na empresa. Com a assistência certa, você pode aproveitar melhor todas as ferramentas de BI que você já tem à sua disposição.
Quer receber mais dicas para aprimorar o Business Intelligence em seu negócio? Então assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?