O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio.
É uma forma de obter conhecimento a partir de investigação de dados. Por meio de softwares como CRM, ERPs e até arquivos de texto, as empresas verificam indicadores de comportamento e desempenho dos seus clientes. Assim, é possível desenvolver e direcionar o relacionamento com os consumidores.
O mais interessante é que o estudo dessa tecnologia já rendeu uma ampla quantidade de obras a respeito. Por isso, vamos conhecer alguns importantes livros de BI. Confira!
1. Business Intelligence – Um Enfoque Gerencial para a Inteligência do Negócio
Escrito pelo veterano Efraim Turban e mais três respeitados profissionais da indústria, Ramesh Sharda, Jay E. Aronson e David King, o livro tem como objetivo orientar o uso de BI para incrementar a tomada de decisões, prover vantagem competitiva aos leitores e aperfeiçoar as estratégias para o negócio.
Com 254 páginas, a obra é bem detalhista e aborda desde uma conceituação básica do Business Intelligence até exemplos mais completos de aplicação da ferramenta em empresas.
Há relatos detalhados de como aplicar as técnicas para aprimorar o comércio eletrônico até a abordagem de conceitos mais complexos, como redes neurais. Imperdível!
2. Afinal, o que é Business Intelligence?
Os brasileiros também não ficam para trás na autoria de ótimos livros de BI. Cláudio Bonel é especialista em Business Intelligence e, atualmente, também Chief Data Officer na Datoteca, empresa parceira da Microsoft.
O diferencial dessa obra é focar não só nas empresas multinacionais, mas também apresentar estratégias para companhias de pequeno porte e o uso que essas instituições podem fazer das ferramentas de BI. Cláudio alerta para a perda de poder no mercado, que sofrem as empresas ainda não adeptas da tecnologia, e argumenta em favor do custo-benefício geral da implantação.
3. BI2 – Modelagem e Qualidade
Basta ler outros livros sobre Business Intelligence para encontrar muitas referências a esse importante trabalho de Carlos Barbieri. “BI2”, inclusive, é uma continuação de “BI”, que se esgotou rapidamente e se tornou uma obra indispensável para estudiosos do assunto.
Em “BI2”, os conceitos e aplicações da tecnologia são ainda mais esmiuçados e apresentados de uma forma que diferentes profissionais (CIOs, analistas de dados e gerentes de projetos) possam se beneficiar das informações colhidas por Barbieri.
4. The Data Warehouse Toolkit
Para finalizar, uma opção em inglês para os estudiosos mais aplicados do assunto. Escrito por Ralph Kimball e Margy Ross, o livro já está em sua terceira edição — cada vez mais atualizado e completo.
Essa edição é um guia completo de técnicas de modelagem e capítulos especiais dedicados a ferramentas de integração de dados como o ETL (Extract, Transform, Load), utilizado para combinar dados e construir data warehouses (armazéns de dados).
Como foi possível perceber no artigo, apesar de muitas pessoas ainda argumentarem que o BI é uma ferramenta nova, a ampla bibliografia já reunida pelo tema prova o contrário.
Se dedicar à leitura dessas obras não garante apenas um conhecimento sólido em Business Intelligence, mas serve também como ponto de partida para todo um universo dos livros de BI — afinal, todos eles contam com outras ótimas referências.
Gostou do nosso artigo? Então, deixe um comentário e compartilhe conosco e com nossos leitores a sua opinião sobre o assunto!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]