Uma consultoria de BI é uma empresa que pode ajudar o seu negócio a dar os primeiros passos em Business Intelligence. O papel da dela é entregar soluções para empresas de todos os portes e organizar a sua coleta de dados para que eles possam, posteriormente, ser analisados e empregados da melhor forma possível.

Hoje, é imprescindível para a maioria dos negócios buscar nos dados que acumulam as respostas para os seus problemas. Por isso eles procuram o BI, ou Business Intelligence, uma ferramenta que oferece apoio nas decisões.

Mas enquanto muitas empresas escolhem trabalhar com BI por conta própria, outras tantas veem na consultoria de BI o jeito certo de começar. Neste artigo lhe mostraremos quais são as vantagens de se trabalhar com um parceiro e quando fazer a sua contratação.

Por que uma consultoria de BI?
Nos últimos anos, mais e mais empresas têm percebido que não precisam dominar absolutamente todos os aspectos das tecnologias que utilizam. Elas notaram que contratar novos quadros e lidar internamente com as demandas pode sair muito mais caro do que o outsourcing. Todavia, ainda assim há sempre dúvidas quanto a natureza das operações que podem ser realizadas por um parceiro ou exigem a contratação de uma consultoria.

Principalmente no que tange o trabalho com dados é comum se sentir tentado a fazer tudo sozinho. Afinal, eles são os ativos mais importantes do seu negócio. Mas será que a sua equipe está preparada para explorá-los da maneira certa?

Quando o assunto é Business Intelligence a contratação de uma consultoria traz para a mesa uma série de vantagens. Eficiência, experiência e rapidez são apenas algumas delas.

É provável que a sua equipe de TI, por mais interessada que seja no assunto, não domine Business Intelligence como o parceiro. O que faz com que a implantação se dê de maneira falha ou acabe não oferecendo o custo-benefício esperado.

Abaixo listamos alguns dos principais motivos para contratar uma consultoria de BI.

Maior eficiência
Eficiência é uma das garantias que você tem ao contratar uma consultoria de BI. É comum que essas empresas reúnam habilidades específicas que se encaixam exatamente nas suas necessidades atuais. Provavelmente elas já trabalharam em projetos com tempos de implantação menores do que o seu ou em condições ainda menos favoráveis.

Se você fizer uma boa escolha e encontrar a consultoria de BI certa, perceberá rapidamente que ela lida com problemas de maneira eficaz e verá que isso aumenta as chances de que a adoção de Business Intelligence seja bem-sucedida.

Rapidez no alcance de resultados
Será muito mais fácil e rápido alcançar resultados com Business Intelligence se a sua empresa começar da forma correta. Uma consultoria se certificará disso, superando os principais desafios que poderiam fazer com que a sua organização enfrentasse dificuldades.

Ela lhe mostrará como o BI pode ajudar o seu negócio e detectará a melhor maneira de se visualizar informações. Trabalhando de forma estratégica, ela pavimentará o terreno para que o BI se traduza em melhorias contínuas para o seu negócio.

Suporte para a tomada de decisão
Mas provavelmente a coisa mais importante que uma consultoria de BI fará pelo seu negócio é dar suporte para a tomada de decisão. Esse é, afinal, o melhor motivo para se investir em BI e algo que deve ser alcançado brevemente após a sua implantação.

Obter as informações de que você precisa para decidir, porém, não é tão simples quanto parece. Uma consultoria de BI se certificará de integrar seus sistemas e fará de tudo para que eles levem à tomada de decisão assertiva.

Experiência e conhecimentos específicos
Um dos melhores motivos para procurar uma consultoria de BI é a experiência e os conhecimentos que esses profissionais podem entregar. Contratar terceiros para lidar com a implantação do Business Intelligence é uma boa escolha porque eles já participaram de milhares de projetos da mesma natureza. E graças a isso aprenderam a superar os principais desafios que podem surgir ao longo do processo.

Por mais que o seu time se dedique a aprender sobre Business Intelligence, é improvável que ele conseguirá acumular noções a respeito de práticas eficientes de implantação. Mesmo porque eles estarão se dedicando a isso enquanto devem continuar com suas tarefas no departamento de TI.

Contratar um profissional extremamente experiente é outra improbabilidade. Esses especialistas custam caro e atraí-los para o seu negócio não será tarefa fácil.

Mas com uma consultoria de BI dá para se beneficiar dos serviços de experts e vê-los resolverem cada um dos possíveis problemas de implantação sem precisar assinar suas carteiras. A relação de custo-benefício é clara e o nível dos serviços entregues bem mais elevado do que se o seu negócio lidasse sozinho com a implantação.

Quando contratar uma consultoria de BI?
O momento da implantação é o mais adequado para se contratar uma consultoria de BI. Isso porque é preciso construir confiança no relacionamento com o parceiro e se certificar de que os projetos de baixo risco e alto impacto são endereçados primeiro. Contar com uma consultoria de BI o quanto antes o fará ver o valor desta contratação.

Mas este não é o único motivo para incluir outra empresa na implantação do Business Intelligence. Quando o relacionamento começa no momento certo, a sua empresa tem a possibilidade de avaliar melhor sua evolução. Perguntas como as seguintes poderão ser respondidas periodicamente e, caso não evidenciem progresso, lhe darão a oportunidade de buscar outra solução.

Essa parceria entrega valor para o meu negócio?

O custo de pagar por uma consultoria de BI compensa?

Meu parceiro tem um plano para incrementar o valor das suas entregas?

Meu parceiro se mantém focado em oferecer uma solução completa ou recorre a minha equipe com frequência?

É fácil trabalhar com essa consultoria de BI?

Se o seu negócio quer começar a implantação de Business Intelligence com o pé direito, contratar uma consultoria de BI é a melhor alternativa. Ela lhe indicará as melhores ferramentas, customizará seus dashboards e ajudará você a encontrar os indicadores mais relevantes para avaliar o negócio.

Ficou interessado nos resultados que uma consultoria de BI pode ajudá-lo a alcançar? Então entre em contato com a Know Solutions agora mesmo!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.