Uma consultoria de BI é uma empresa que pode ajudar o seu negócio a dar os primeiros passos. O papel dela é entregar soluções para empresas de todos os portes e organizar a coleta de dados para que eles possam, posteriormente, ser analisados e empregados da melhor forma possível.

Atualmente, é imprescindível para a maioria dos negócios buscar nos dados que acumulam as respostas para os seus problemas. Por isso eles procuram o BI, uma ferramenta que oferece apoio nas decisões.

Porém, enquanto muitas empresas escolhem trabalhar com BI por conta própria, outras tantas veem na consultoria o jeito certo de começar. Neste artigo, mostraremos quais são as vantagens de se trabalhar com um parceiro e quando fazer essa contratação.

Boa leitura!

Por que contratar uma consultoria de BI?

Nos últimos anos, cada vez mais empresas percebem que não precisam dominar absolutamente todos os aspectos das tecnologias que utilizam. Elas notaram que contratar novos quadros e lidar internamente com as demandas pode sair muito mais caro do que o outsourcing.

Ainda assim, há sempre dúvidas quanto à natureza das operações que podem ser realizadas por um parceiro ou exigem a contratação de uma consultoria. Principalmente no que tange o trabalho com dados, é comum se sentir tentado a fazer tudo sozinho. Afinal, eles são os ativos mais importantes de um negócio. Mas será que a sua equipe está preparada para explorá-los da maneira certa?

Quando o assunto é BI, a contratação de uma consultoria traz para a mesa uma série de vantagens. Eficiência, experiência e rapidez são apenas algumas delas.

É provável que a sua equipe de TI, por mais interessada que seja no assunto, não domine BI como o parceiro, o que faz com que a implantação se dê de maneira falha ou acabe não oferecendo o custo-benefício esperado.

O custo de uma consultoria é resgatado posteriormente?

Sim. E o retorno do investimento é rápido e elevado. Afinal, após uma consultoria de BI, as suas equipes conhecerão várias ferramentas novas que trarão novos insights e dados importantíssimos para colher melhores resultados empresariais. Confira algumas delas.

Big Data

Essa tecnologia é capaz de analisar gigabytes de dados em segundos e fornecer as informações que você precisa para tomar decisões empresariais. Por exemplo, na hora de desenvolver um novo produto ou serviço, as suas equipes precisarão saber quais são as principais demandas do público. Caso contrário, muito investimento poderá ser feito sem que retorne em vendas.

Para isso, o Big Data pode analisar as interações do seu público com os canais de venda, as tendências de pesquisa por determinados produtos no Google e o conteúdo das redes sociais. Assim, você poderá obter informações-chave a respeito das dores dos seus clientes e do seu segmento.

A consultoria ensinará as suas equipes a utilizar o Big Data, explicará como os gestores podem tomar decisões com base em dados e toda a estrutura que a sua empresa precisará montar para se adaptar à Transformação Digital. Com isso, você aumenta a sua lucratividade em relação aos concorrentes.

Automação

A automação de tarefas é outro fator que ajuda a recuperar os custos com a consultoria de BI. Afinal, muitas atividades burocráticas e repetitivas que exigiam mão de obra manual serão realizadas por computadores, mas com uma taxa de erro muito menor e a possibilidade de trabalhar 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Quais são os riscos de gerenciar sem uma consultoria de BI adequada?

Quando você não conta com uma consultoria de BI adequada, implementa uma série de ferramentas tecnológicas sem tirar proveito máximo do que elas têm a oferecer. A sua empresa implanta uma solução de Big Data, mas só a utiliza no setor de marketing, sem integrá-la com outras áreas ou ferramentas.

Além disso, os seus funcionários acabam não sabendo como explorar as ferramentas, pois eles aprendem o básico conforme a manipulam. Com uma consultoria, pessoas com uma experiência maior de mercado poderão ensinar com base naquilo que viram dando certo ou errado em outras empresas.

Quais características procurar em uma consultora de BI?

Customização de ferramentas

Muitas empresas contratam um software padrão, que é igual para todo e qualquer usuário. Isso gera um problema muito grande: o excesso de ferramentas pode acabar gerando muita improdutividade, pois os seus colaboradores terão de buscar aquelas que precisam em um sistema complexo.

Além disso, a customização ajuda a melhorar o retorno sobre o investimento, pois pode reduzir os custos do software ao mesmo tempo em que você inclui exatamente as ferramentas que precisa para tornar realidade o seu planejamento estratégico.

Integração com banco de dados

Um banco de dados integrado significa que o seu sistema de BI será capaz de extrair informações facilmente dos demais softwares utilizados pela sua empresa, como ERPs, CRMs, sistemas de folha de pagamento, plataformas de gestão contábil e financeira e, até mesmo, planilhas do Excel.

Experiência no setor

A experiência é essencial para o sucesso da estratégia, pois, conforme explicamos, isso significa que a consultoria já teve a oportunidade de conhecer em outros projetos tudo aquilo que dá os melhores resultados e o que não funciona na prática.

A gestão empresarial não é uma ciência exata e, por essa razão, o saber prático se torna imprescindível para o sucesso.

Quais são as vantagens de uma consultoria de BI?

Maior eficiência

Eficiência é uma das garantias que você tem ao contratar uma consultoria de BI. É comum que essas empresas reúnam habilidades específicas que se encaixam exatamente nas suas necessidades atuais. Provavelmente, elas já trabalharam em projetos com tempos de implantação menores do que o seu ou em condições ainda menos favoráveis.

Se você encontrar a consultoria de BI certa, perceberá rapidamente que ela lida com problemas de maneira eficaz e verá que isso aumenta as chances de que a adoção seja bem-sucedida.

Rapidez no alcance de resultados

Será muito mais fácil e rápido alcançar resultados com BI se a sua empresa começar da forma correta. Uma consultoria se certificará disso, superando os principais desafios que poderiam fazer com que a sua organização enfrentasse dificuldades.

Ela mostrará como o BI pode ajudar o seu negócio e detectará a melhor maneira de se visualizar informações. Trabalhando de forma estratégica, pavimentará o terreno para que a experiência se traduza em melhorias contínuas para o seu negócio.

Suporte para a tomada de decisão

Provavelmente, a coisa mais importante que uma consultoria fará pelo seu negócio é dar suporte para a tomada de decisão. Esse é, afinal, o melhor motivo para se investir em BI e algo que deve ser alcançado brevemente após a sua implantação.

Obter as informações de que você precisa para decidir, porém, não é tão simples quanto parece. Uma consultoria de BI se certificará de integrar os seus sistemas e fará de tudo para que eles facilitem a tomada de decisão.

Experiência e conhecimentos específicos

Um dos melhores motivos para procurar uma consultoria de BI é a experiência e os conhecimentos que esses profissionais podem entregar. Contratar terceiros para lidar com a implantação é uma boa escolha porque eles já participaram de milhares de projetos da mesma natureza. E, graças a isso, aprenderam a superar os principais desafios que podem surgir ao longo do processo.

Por mais que o seu time se dedique a aprender sobre BI, é improvável que ele conseguirá acumular noções a respeito de práticas eficientes de implantação. Mesmo porque eles se dedicarão a isso enquanto devem continuar com as demais tarefas do departamento de TI.

Contratar um profissional extremamente experiente é outra improbabilidade. Esses especialistas custam caro e atraí-los para o seu negócio não será tarefa fácil.

No entanto, com uma consultoria de BI dá para se beneficiar dos serviços de experts e vê-los resolverem cada um dos possíveis problemas de implantação sem precisar assinar as suas carteiras de trabalho.

A relação custo-benefício é clara e o nível dos serviços entregues bem mais elevado do que se o seu negócio lidasse sozinho com a implantação.

Quando contratar uma consultoria de BI?

O momento da implantação é o mais adequado para se contratar uma consultoria de BI. Isso porque é preciso construir confiança no relacionamento com o parceiro e se certificar de que os projetos de baixo risco e alto impacto serão endereçados primeiro. Contar com uma consultoria o fará ver o valor dessa contratação.

Mas este não é o único motivo para incluir outra empresa na implantação do BI. Quando o relacionamento começa no momento certo, a sua empresa tem a possibilidade de avaliar melhor a própria evolução.

Perguntas como as seguintes poderão ser respondidas periodicamente e, caso não evidenciem progresso, darão a oportunidade de buscar outra solução:

  • essa parceria entrega valor para o negócio?
  • o custo de pagar por uma consultoria de BI compensa?
  • o parceiro tem um plano para incrementar o valor das suas entregas?
  • o parceiro se mantém focado em oferecer uma solução completa ou recorre à equipe da empresa com frequência?
  • é fácil trabalhar com essa consultoria de BI?

Se o seu negócio quer começar a implantação com o pé direito, contratar uma consultoria de BI é a melhor alternativa. Ela indicará as melhores ferramentas, customizará os seus dashboards e ajudará você a encontrar os indicadores mais relevantes para avaliar o seu negócio.

Ficou interessado nos resultados que uma consultoria de BI pode ajudá-lo a alcançar? Então, entre em contato com a Know Solutions agora mesmo para saber mais a respeito!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.