O Microsoft Power Platform surgiu para resolver um problema recorrente nas empresas: a dependência do setor de TI. A criação de aplicações, por exemplo, só podia ser feita por profissionais experientes em programação, exigindo um tempo de desenvolvimento que, em alguns casos, poderia ser proibitivo ao negócio.

Além disso, o Microsoft Power Platform trouxe melhorias em relação ao poder de analisar dados e automatizar fluxos de trabalho. Em outras palavras, a solução permitiu a visualização de informações do negócio com maior rapidez, bem como passou a delegar aos softwares as atividades manuais e repetitivas.

Continue a leitura para entender melhor o que é o Power Platform, seus pilares e principais benefícios!

O que é o Microsoft Power Platform?

De acordo com a própria Microsoft, o Power Platform é um conjunto de três soluções que atuam dentro do Office 365, Dynamics 365 e Azure. Além disso, o Power Platform possui dois componentes indispensáveis à sua operação: o Common Data Service e os Data Connectors. O primeiro é uma unidade de armazenamento que preza pela segurança das informações, inclusive usando criptografia. Já o segundo funciona como um ponto de integração para aplicações externas.

Quais os pilares do Microsoft Power Platform?

As três soluções que compõem o Power Platform são o Power BI, Power Apps e Power Automate (antigamente chamado Flow). Confira cada um deles a seguir!

Power BI

A empresa que deseja visualizar relatórios de vendas, por exemplo, pode fazer isso com auxílio do Power BI. Trata-se de uma ferramenta que permite a obtenção de insights valiosos ao negócio, indo, portanto, muito além de um simples gráfico ou planilha, sendo que a visualização ocorre em tempo real.

Power Apps

O Power Apps permite que profissionais de fora da TI desenvolvam aplicações de baixa complexidade por meio de Low-Code (pouco código) e No-Code (nenhum código). Com rapidez e usando recursos de arrastar e soltar da ferramenta, é possível elevar bastante a produtividade no setor.

Power Automate

Uma das possibilidades do Power Automate é fazer o disparo automático de e-mails, seja para notificar colaboradores sobre reuniões ou clientes acerca de promoções, por exemplo. No entanto, a solução pode ir muito mais além, dado que é responsável por criar fluxos de trabalho, melhorando a performance e produtividade do time.

Quais os benefícios do Microsoft Power Platform?

As três soluções do Power Platform podem trabalhar de forma unificada ou separada. Com base nisso, os principais benefícios da plataforma são:

  • análise de dados mais precisa;
  • automação de processos;
  • desenvolvimento de aplicativos que exigem pouco ou nenhum conhecimento em programação;
  • gerenciamento centralizado, permitindo a visualização integral do negócio, de modo a identificar pontos de ineficiência e oportunidades de melhoria;
  • implantação de uma cultura de dados, que é crucial para que a transformação digital seja incorporada ao negócio e traga impactos de longo prazo;
  • alta disponibilidade e segurança dos serviços, dado que o Power Platform usa o Azure como infraestrutura na nuvem.

O Power Platform veio para diminuir a dependência dos profissionais de TI, em termos de análise de dados, criação de aplicativos e automação de fluxos. Se sua empresa está à procura de um parceiro confiável para promover a transformação digital, saiba que a Know Solutions oferece soluções em Business Intelligence. Ajudamos a resolver problemas do dia a dia da empresa, além de contribuir na identificação de novas oportunidades, de modo a promover o crescimento sustentável do negócio!

Assine a Newsletter da Know Solutions e receba as principais novidades sobre transformação digital, negócios e Business Intelligence diretamente em seu e-mail!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.