Um grande volume de vendas, altas margens de lucro e clientes satisfeitos: qual empresa não deseja atingir tais objetivos? A inteligência de dados tem justamente esse propósito, visto que se propõe a transformar informações aparentemente sem correlação em insights de valor para o negócio.

Para que você entenda a importância da inteligência de dados, explicaremos esse conceito ressaltando as suas principais vantagens. Além disso, daremos 4 motivos que justificam a adoção dessa solução na sua empresa. Ficou interessado em conhecer a inteligência de dados? Continue a leitura até o final!

O que é inteligência de dados?

Consiste em métodos e ferramentas com objetivo de aproveitar tanto os dados gerados na empresa como aqueles oriundos de fontes externas. Em relação a este último estamos nos referindo a informações sobre concorrentes e sobre o mercado, de modo que a companhia consegue melhor acompanhar a dinâmica no setor em que atua.

Quais as suas principais vantagens?

A inteligência de dados é indispensável na digitalização de processos em uma empresa. Suas principais vantagens são:

  • redução de custos e melhor alocação dos recursos da organização;
  • acompanhamento do desempenho individual do colaborador e da equipe;
  • otimização e automação de processos;
  • acompanhamento das tendências de mercado e hábitos de consumo dos clientes;
  • visão mais sistêmica do negócio, facilitando a identificação dos gargalos na operação da companhia.

Como a inteligência de dados mudou o mercado digital?

Quando as empresas foram acometidas pela crise do novo coronavírus elas precisaram se reinventar. Nisso, a inteligência de dados passou a ser fundamental, por meio da coleta de registros oriundos de diversas fontes e transformação deles em informação estratégica.

A diminuição do número de pessoas comprando em estabelecimentos físicos fez com que as empresas passassem a marcar presença na Internet. Nesse sentido, a inteligência de dados ajudou essas companhias não só a vender mais, como também a aprimorar o seu processo de atendimento ao público.

Porque sua empresa deve adotar uma solução de inteligência de dados?

O investimento em uma solução de inteligência de dados tende a trazer retorno rápido ao negócio. Acompanhe a seguir 4 motivos para implementá-la na empresa!

1. Acompanhamento da concorrência

Você já ouviu falar em benchmarking, não é mesmo? A prática de acompanhar o concorrente é importante para a companhia saber se está no caminho certo ou precisa fazer ajustes nos seus processos. A inteligência de dados coleta registros de outras empresas, de modo a entregar aos gestores informações precisas e atualizadas em tempo real.

2. Aumento nas vendas

A inteligência de dados também coleta e compila os dados dos clientes, de modo que os gestores possam aprimorar, por exemplo, o atendimento e a abordagem ao consumidor. Mais do que um bom produto, é preciso que ele tenha valor agregado, e isso pode ser obtido com maior facilidade por meio da inteligência de dados.

3. Melhor organização logística

Um setor que precisa de toda atenção para minimizar desperdícios é a logística. A inteligência de dados ajuda, por exemplo, na melhor gestão do estoque, evitando que os itens fiquem em falta ou sejam comprados sem necessidade. Isso é feito por meio da integração com o setor de vendas da empresa.

4. Melhor comunicação com os clientes

Se comunicar bem com o cliente é crucial para que ele compre com frequência e recomende a empresa a outras pessoas. Embora a expansão no número de canais tenha contribuído no estreitamento da comunicação, usar a inteligência de dados é de grande importância, pois informa aos gestores quais os meios de contato são os preferidos dos consumidores, se é o e-mail, as redes sociais ou o telefone, por exemplo.

A inteligência de dados tem o propósito de aumentar as vendas, os lucros e a satisfação dos clientes da empresa. Como vimos, adotar essa solução contribui também na digitalização de processos da companhia, de modo que ela se torne cada vez mais ágil, produtiva e competitiva.

Deixe aqui o seu comentário e diga-nos o que achou dos impactos que a inteligência de dados pode gerar no seu negócio!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.