Não é segredo para ninguém que as empresas atualmente têm que lidar com um vasto volume de informações. Também não é segredo que as informações, em sua maioria, estão armazenadas em bancos de dados digitais e têm natureza diversas: científica, comercial, governamental, etc. Nesse contexto, identificar o que é relevante e criar valor para um determinado negócio seria uma tarefa impossível se não fosse o auxílio de ferramentas adequadas. Uma dessas ferramentas é o Data Mining. Quer saber o que é Data Mining e como essa ferramenta pode contribuir para tornar sua empresa mais competitiva? Então, é só continuar a leitura:

Saiba o que é Data Mining

Data Mining (ou mineração de dados) é um processo analítico no qual grande quantidade de dados são explorados com o objetivo de encontrar padrões consistentes ou relação sistemática entre variáveis, os quais são validados. Todo esse processo acontece em três etapas: exploração, construção de modelo (padrão) e validação. As ferramentas de Data Mining analisam dados em busca de oportunidades ou problemas e fazem o diagnóstico do comportamento dos negócios. Sendo assim, cabe ao usuário utilizar o conhecimento para produzir vantagens competitivas.

Essa ferramenta utiliza algorítimos matemáticos sofisticados para segmentar dados e avaliar a probabilidade de eventos futuros encontrando respostas para perguntas que não poderiam ser respondidas por simples relatórios ou técnicas de pesquisa. O Data Mining caracteriza-se pela descoberta automática de padrões, a predição de resultados, criação de informações acionáveis e foco em grandes conjuntos de dados.

Veja como funciona o Data Mining

A mineração de dados é realizada através da construção de modelos. Um modelo usa algoritmos para agir sobre um conjunto de dados. Esse processo ocorre em três etapas. Na primeira (criação do modelo), o usuário determina qual é o problema para o qual deseja solução e seleciona as tabelas que deseja analisar.

Na etapa seguinte, treinamento do modelo, é comandada a execução do algorítimo sobre as tabelas  selecionadas na etapa anterior. Assim, gera-se um conjunto de regras e padrões extraídos dessas tabelas. É nesse momento que o usuário define exatamente qual conjunto de dados será investigado.

Finalmente, na etapa de consulta de dados, o usuário poderá fazer uso do conjunto de regras e padrões descobertos pelo algoritmo.

Descubra porque usar o Data Mining

O Data Mining permite tirar proveito de todo o conhecimento que pode ser extraído do patrimônio digital que vem sendo acumulado pela humanidade. As empresas podem utilizar essa ferramenta, por exemplo,  para classificar seus clientes com base no potencial de compra e assim, direcionar as ofertas. Outra aplicação prática: uma base de dados sobre vendas de produtos realizadas em determinado período podem ser mineradas em busca de associações interessantes entre produtos, os quais podem ser ofertados em conjunto.

Quer outro exemplo? Modelos de classificação podem ser utilizados para caracterizar clientes como bons pagadores, pagadores com atraso ou que não pagam de jeito nenhum. O Data Mining pode embasar a criação de mecanismos anti-fraudes para administradoras de cartão de crédito. Outra grande utilidade dessa ferramenta é permitir a identificação de tendências de mercado. Uma das formas de se fazer isso é minerar dados provenientes das redes sociais com vistas a entender o comportamento de seus usuários.

Agora que você já sabe o que Data Mining e como essa ferramenta pode contribuir para a criação de diferenciais para o seu negócio não perca mais tempo. Comece a utilizar já. Mas, atenção: sua gestão é fundamental para que as informações obtidas pela mineração de dados se transformem em valor para o seu negócio.

Queremos saber: sua empresa já utiliza os benefícios do Data Mining? Como essa ferramenta contribuiu para alavancar os seus negócios? Compartilhe conosco a sua experiência e deixe seu relato no campo dos comentários!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.