Diversos fatores podem comprometer o crescimento da empresa. Quando eles se tornam do conhecimento dos gestores, é preciso que os responsáveis sejam ágeis na hora de mitigar esses problemas, de modo a evitar entraves ainda maiores no futuro. Além disso, quando a empresa não está inserida na transformação digital, os obstáculos ao crescimento muitas vezes são sequer identificados.

Ao longo do texto, apresentaremos alguns desses fatores que impedem uma empresa de se desenvolver e se consolidar no mercado. Dessa forma, você terá os meios de evitar que eles se tornem constantes no seu negócio, prejudicando não só o ambiente interno como também o relacionamento com o consumidor.

Para aumentar os seus conhecimentos sobre o tema, continue a leitura do artigo!

Desorganização financeira

Mesmo quando a empresa apresenta lucros, ela pode estar com as suas finanças desequilibradas. Sem ter conhecimento dos recursos que são investidos dentro da companhia, fica difícil estabelecer uma organização e fazer o negócio crescer. Para mitigar esse problema, deve-se ter controle sobre as vendas, os estoque e o recolhimento de tributos, bem como elaborar um planejamento financeiro.

Ausência de um plano de negócios

O plano de negócios consiste em um mapa utilizado pela empresa que possibilita alcançar os seus objetivos. Para isso, são elencados nesse documento diversas informações relacionadas a ações de marketing e estudo da concorrência, por exemplo. Sem esse norte, o negócio passa a atirar no escuro, com pouca ou nenhuma perspectiva de crescimento no futuro.

Colaboradores desmotivados

A empresa deve ser um ambiente de inclusão e harmonia, sendo que esses dois elementos contribuem para elevar a motivação do colaborador e torná-lo mais produtivo. Os gestores também devem buscar formas de reconhecer o trabalho dos seus liderados, seja por e-mail, quadro de avisos da empresa ou, até mesmo, pessoalmente. Se isso não acontecer, a inclusão e a harmonia podem dar lugar a discórdias e intrigas dentro da organização.

Falta de liderança

Um líder que não está conseguindo cumprir bem o seu papel pode ser aquele que não desenvolve certas habilidades gerenciais e de relacionamento interpessoal ao longo do tempo. O conhecimento teórico e prático sobre gestão empresarial é indispensável para que alguém exerça esse cargo com a capacidade de coordenar e somar esforços entre os seus liderados.

Falta de diferencial frente a concorrência

Quando uma empresa está atrás dos concorrentes, é sinal de que ela não aposta em diferenciais competitivos. Nesse sentido, existem diversas formas de atrair o consumidor e torná-lo fiel à marca, como o investimento em tecnologia de análise de dados. Com essa ferramenta em mãos, a companhia consegue enxergar oportunidades de negócios — e, consequentemente, obter diferenciais competitivos.

Como evitar esses erros?

Além de habilidades gerenciais e de relacionamento interpessoal, é fundamental que os gestores também contem com a tecnologia. Dessa forma, a empresa passa a ter uma base muito mais sólida de informações, que ajudarão a companhia a tomar as melhores decisões e realizar investimentos que sejam capazes de proporcionar um bom retorno, possibilitando o desenvolvimento sustentável do negócio.

O crescimento da empresa pode ser impedido por vários fatores, cabendo aos gestores identificá-los e mitigá-los o quanto antes. Uma companhia se expande quando tem diferenciais competitivos e busca pela excelência no atendimento ao cliente, sendo que a boa relação com a marca é reflexo direto da harmonia e da inclusão de todos os profissionais dentro da organização.

O que achou deste conteúdo? Se você deseja receber artigos como este em seu e-mail, aproveite e assine a nossa newsletter!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.