Muitos gestores podem não admitir, mas são apegados ou dependentes das planilhas do Excel. O problema é que elas apresentam limitações. Então, é importante evoluir para uma ferramenta mais robusta, como o Power BI.

Ao longo deste texto, vamos mostrar os perigos que sua empresa corre ao continuar usando as tradicionais planilhas do Excel e por que é vantajoso trocá-las pelo Power BI. Acompanhe com atenção e entenda o quanto esse investimento vale a pena.

Quais os principais riscos de fazer planilhas do Excel?

Os perigos de fazer planilhas no Excel são diversos. Contudo, vamos apresentar apenas alguns, por serem suficientes na migração para o Power BI. Imagine que sua empresa passa a ter um volume muito alto de dados: esse simples fato já pode gerar uma série de problemas. Entre eles:

  • risco maior de erros de digitação, não só de valores, mas também de fórmulas;
  • dificuldade maior de carregamento e de envio desses dados entre os departamentos da empresa;
  • maior lentidão na tomada de decisão, por mais que o Excel apresente informações em gráficos, por exemplo.

Talvez o maior problema da planilha do Excel seja a produtividade. Felizmente, existem ferramentas que se encarregam de toda essa parte manual e tão suscetível a erros. Uma dessas soluções é o Microsoft Power BI. Por todas as funcionalidades que a ferramenta apresenta, vale considerar a possibilidade de migração.

Como evoluir do Excel para o Power BI?

Ao contrário do Excel, o Power BI tem um suporte muito maior a grandes volumes de dados. Além disso, ele facilita a visualização dos dados e a tomada de decisão. Essas características fazem dele um software indispensável para os negócios se manterem competitivos.

Dito isso, ainda que o Power BI tenha semelhanças com o Excel, é necessário se adaptar a algumas questões. Uma delas é a importação: a equipe precisa converter a planilha do Excel para um formato compatível com o Power BI.

Ademais, fazendo personalizações no Power BI, a ferramenta se torna uma grande aliada da produtividade dos colaboradores.

Por que essa mudança é necessária?

Tanto o mercado quanto os consumidores mudam rapidamente. Isso requer agilidade nas tomadas de decisão, coisa que o Excel não entrega, principalmente se o volume de dados for muito grande.

Somente isso já é suficiente para justificar uma migração para o Power BI. Outra questão relevante é a segurança e governança dos dados, algo que fica bastante complicado com o Excel, por ser uma ferramenta um tanto rudimentar nesse sentido.

Se você ainda não bateu o martelo para evoluir do Excel para o Power BI, saiba que a ferramenta tem estas vantagens:

  • acessível;
  • fácil implementação;
  • bom custo-benefício (o investimento se paga após certo tempo).

Recapitulando, as planilhas do Excel se tornam um problema quando o volume de dados aumenta. Por isso, adotar o Power BI e personalizar essa ferramenta é o melhor a fazer, visto que é uma solução moderna, capaz de deixar os gestores sempre a par das tendências do mercado e dos hábitos de consumo dos consumidores.

Gostou do conteúdo? Siga a Know Solutions no Facebook, no Instagram e no LinkedIn para acompanhar todas as novidades!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.