A implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, os gestores devem ter em mente todos os procedimentos necessários, no intuito de evitar resultados aquém do esperado. Mas o que fazer para que o Business Intelligence torne a empresa mais competitiva e eficiente em seus processos? É isso que você descobrirá neste texto!

Vamos começar explicando o conceito e os principais benefícios que ele traz. Em seguida, apontaremos alguns erros recorrentes que as empresas cometem no uso do BI quando designam uma equipe interna para isso. Por fim, você entenderá por que a terceirização é o melhor caminho a seguir. Então, continue a leitura para ficar por dentro do tema!

O que é o Business Intelligence?

Business Intelligence é o nome dado a um conjunto de estratégias que são direcionadas para integrar a análise de dados no dia a dia de uma empresa. Elas tomam como base técnicas de estatística e sistemas de processamento de informações para auxiliar os times a entender pontos críticos do negócio e o que pode ser otimizado. Desse modo, as melhorias internas se tornam mais eficientes e orientadas a dados.

Quais as vantagens do BI para a sua empresa?

A gestão orientada a dados (também chamada de gestão data driven) é um modelo de gerenciamento de negócios que ganhou muita força nos últimos anos. Ele tem como pilar o uso de informações internas de uma empresa para agregar valor aos serviços e produtos da marca. Assim, a companhia consegue um forte diferencial competitivo diante da concorrência mesmo em momentos de alta demanda.

No cenário do Business Intelligence, os dados são aproveitados para otimizar rotinas internas e outras tarefas, como projetos corporativos. Nesse contexto, a análise de dados permite aos times identificar problemas crônicos, avaliar a qualidade do investimento em ferramentas e pontos positivos que podem ser replicados em outros setores. Isso cria um fluxo de melhorias contínuo, que se refletirá em benefícios como:

  • redução de custos operacionais;
  • otimização inteligente de tarefas;
  • possibilidade de escalar processos com menos dificuldades;
  • uso mais inteligente dos recursos disponíveis;
  • maior habilidade de identificar a qualidade de investimentos já realizados;
  • capacidade de rastrear boas práticas e integrá-las ao seu dia a dia.

Quais erros evitar ao utilizar o BI no seu dia a dia?

Para uma boa implementação de BI no dia a dia do negócio, é preciso que os times tomem certos cuidados e evitem erros comuns que os impeçam de aproveitar melhor as bases dessa estratégia. Confira, a seguir, alguns dos principais.

Falta de planejamento

Se as metas e os objetivos não foram traçados ou foram estipulados sem muita clareza, isso pode gerar impactos negativos no uso do BI. Isso se dá porque os gestores não têm uma visão completa do negócio, o que é um componente fundamental para o mapeamento dos gargalos e pontos de desperdício nas operações da companhia.

Isto é, a empresa deve ter uma noção precisa dos motivos para utilizar o Business Intelligence em seus processos. Isso tornará as análises de dados mais eficientes, precisas e rápidas. Além disso, evitará que o time gaste tempo com ruídos.

Sistema subutilizado

Mesmo com um bom planejamento estratégico, é possível que o sucesso do BI esbarre na falta de capacitação dos colaboradores. Em outras palavras, quando o profissional não explora os recursos da solução, há o risco de o sistema ficar subutilizado, prejudicando os resultados do negócio.

Portanto, negócios devem contar com profissionais capacitados para utilizar o BI. Isso pode ser feito por meio de treinamentos internos ou do outsourcing. Em ambos os cenários, o negócio precisa dispor de uma equipe capaz de aproveitar ao máximo o potencial das soluções de Business Intelligence.

Dados não estão centralizados

Outra consequência relacionada à subutilização do sistema é que a falta de integração entre outras ferramentas implica dados descentralizados. Se o ERP e o CRM, por exemplo, não estão integrados com a solução de BI, a inteligência de dados da empresa fica prejudicada, bem como a obtenção de insights. O mesmo vale para as planilhas utilizadas pelo negócio.

Diante disso, a empresa deve se preparar para integrar todas as suas ferramentas de gestão ao sistema de Business Intelligence. Isso dará mais informações para os analistas, além de otimizar a qualidade dos dados empregados nos processos de análise. Como resultado, será muito mais fácil encontrar insights que sejam úteis para a marca.

Por que terceirizar a implementação de BI na empresa?

Os problemas que foram citados dificilmente ocorreriam se a implementação do BI fosse feita por uma equipe externa. Um dos principais benefícios da terceirização se refere aos custos de contratação da empresa, que tendem a ser menores do que os envolvidos na admissão de novos colaboradores.

Além das dificuldades de encontrar profissionais, os encargos trabalhistas são um grande empecilho ao empregador, que deixa de alocar recursos em outras áreas para pagar impostos e contribuições — muitas das vezes, escorchantes.

Outro ponto é que a terceirização conta com profissionais dotados de conhecimento e expertise na implementação do BI. Outros benefícios importantes de contratar uma empresa externa são:

  • flexibilidade, pois, como não há vínculo trabalhista, a empresa terceirizada define via contrato como o serviço será prestado, sem se prender necessariamente a um horário fixo;
  • os profissionais internos podem obter conhecimento e treinamento em BI, fornecido pela empresa externa;
  • redução de gastos, uma vez que você pagará apenas pelos profissionais que serão utilizados durante os seus processos de análise;
  • velocidade na implementação, o que implica maior produtividade e adaptação rápida às dinâmicas do mercado.

O uso do BI já é uma tendência em todo o mundo. Bem executado, ele proporciona agilidade, eficiência e competitividade para a sua marca. Afinal, ela sempre estará preparada para otimizar processos.

Nesse contexto, faz toda a diferença contratar uma empresa especializada para a implementação de BI, como a Know Solutions. Usamos o serviço de customização Pentaho, de modo a integrar ferramentas e explorar ao máximo os recursos de BI. Também fornecemos consultoria e treinamento em Business Intelligence.

Para saber mais sobre como a Know Solutions pode se tornar sua parceira na implementação de BI na empresa, entre em contato conosco agora mesmo e fale com o nosso time de atendentes!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.