A implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, os gestores devem ter em mente todos os procedimentos necessários, no intuito de evitar resultados aquém do esperado. O que fazer para que o Business Intelligence torne a empresa mais competitiva e eficiente em seus processos? É isso que você descobrirá neste texto!

Iremos abordar alguns erros recorrentes que as empresas cometem no uso do BI, quando uma equipe interna é designada para isso. Explicaremos porque a terceirização é o melhor caminho a seguir, visto os benefícios que ela proporciona. Para ficar por dentro do tema, continue a leitura do nosso artigo até o final!

Falta de planejamento

Se as metas e objetivos não foram traçados ou foram estipulados sem muita clareza, isso pode gerar impactos negativos no uso do BI. Isso se dá porque os gestores não possuem uma visão completa do negócio, sendo este um componente fundamental para o mapeamento dos gargalos e pontos de desperdício nas operações da companhia.

Sistema subutilizado

Mesmo com um bom planejamento estratégico, é possível que o sucesso do BI esbarra na falta de capacitação dos colaboradores. Em outras palavras, quando o profissional não explorar os recursos da solução há o risco de o sistema ficar subutilizado, prejudicando os resultados do negócio.

Dados não estão centralizados

Outra consequência relacionada com a subutilização do sistema é o fato de que a falta de integração entre outras ferramentas implica em dados descentralizados. Se o ERP e o CRM, por exemplo, não estão integrados com a solução de BI, a inteligência de dados da empresa fica prejudicada, bem como a obtenção de insights.

Por que terceirizar a implementação de BI na empresa?

Os problemas que foram citados dificilmente ocorreriam se a implementação do BI fosse feita por uma equipe externa. Um dos principais benefícios da terceirização se refere aos custos de contratação da empresa, que tendem a ser menores do que admitir novos colaboradores. Além das dificuldades de encontrar profissionais, os encargos trabalhistas são um grande empecilho ao empregador, que deixa de alocar recursos em outras áreas para pagar impostos e contribuições, muitas das vezes escorchantes.

Outro ponto é que a terceirização conta com profissionais dotados de conhecimento e expertise na implementação do BI. Outros benefícios importantes de contratar uma empresa externa são:

  • flexibilidade, pois como não há vínculo trabalhista, a empresa terceirizada define via contrato como o serviço será prestado, sem se prender necessariamente a um horário fixo;
  • os profissionais internos podem obter conhecimento e treinamento em BI, fornecido pela empresa externa;
  • velocidade na implementação, o que implica em maior produtividade e adaptação rápida às dinâmicas do mercado.

A implementação de BI requer vários cuidados, por isso a importância de contratar uma empresa especializada como a Know Solutions. Usamos o serviço de customização Pentaho, de modo a integrar ferramentas e explorar ao máximo os recursos de BI. Também fornecemos consultoria e treinamento em Business Intelligence.

Para saber mais como a Know Solutions pode se tornar sua parceira na implementação de BI na empresa, entre em contato conosco agora mesmo e fale com o nosso time de atendentes!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.